PARÓQUIA S. MIGUEL DE QUEIJAS

igreja1 vitral1 igreja2 Auditorio vitral2 vitral4 igreja3 vitral3 Slide Cspq1 Slide cspq7 Slide igreja4 Slide cspq3 Slide cspq5 Slide pinturas Slide cspq8 Slide vitral5 Slide cspq6 Slide cspq2 Slide cspq4

Quaresma, tempo para voltar ao abraço do Pai

Observa bem esta pintura. É um quadro do séc. XVII, de Rembrandt, e representa uma parábola contada por Jesus (Lc 15,11-32). Nela se espelha a imagem do Homem de sempre; olha e vê… que aí também está o teu retrato! filho_prodigo5

És o Filho pródigo, quando voltas e encostas a tua cabeça, como a de um filho, ao seio do Pai e aí sentes o pulsar do Seu coração, como se no Pai voltasses de novo a nascer. Apesar da tua veste suja, sobre ela o Pai faz resplandecer a Luz do seu rosto, como se iluminasse todo o teu interior e curasse as tuas feridas e as cicatrizes dos teus pés. Perdeste tudo, mas não esqueceste "o anel", que te recordou a nobre dignidade de seres Filho, mesmo quando abandonaste a casa e o amor do Pai. Foi essa recordão que te deu força para voltares.

És o Filho mais velho, quando, sem perderes a cabeça, deixas endurecer o coração. Criado à imagem do Pai, és realmente parecido com Ele e estás sempre em sua Casa. Mas desconheces ainda o amor, a alegria e o perdão. O teu olhar frio e distante, a tua posição de superioridade não se compadece com o pecador, nem se alegra com o regresso do irmão. De mãos fechadas e apoiado no bastão das tuas falsas virtudes, não sabes abrir o teu manto para cobrir de amor o teu próximo. És, no entanto, convidado a entrares na alegria e na festa do Pai e a seres misericordioso como Ele.

És o Pai, quando te inclinas sobre a miséria do próximo. És o Pai quando és capaz de estender a tua mão direita sobre o corpo miserável do teu irmão, com a ternura feminina e suave de uma Mãe. És o Pai quando, com a outra mão, masculina e aberta, firme e forte, corriges e amparas a fragilidade do teu próximo. És o Pai quando o teu olhar estiver cego para o exterior, limpo do pecado e, agora, iluminado numa profunda visão interior.

 

Cateq 2018

Calendario Cateq

horariomissas



Patriarcado