PARÓQUIA S. MIGUEL DE QUEIJAS

igreja1 vitral1 igreja2 Auditorio vitral2 vitral4 igreja3 vitral3 Slide Cspq1 Slide cspq7 Slide igreja4 Slide cspq3 Slide cspq5 Slide pinturas Slide cspq8 Slide vitral5 Slide cspq6 Slide cspq2 Slide cspq4

Coro VOX MICHAELIS

VoxMichaelis

Maestro: Pedro Brasão Correia
Organista: Felisberto Nunes


"Cantar é rezar duas vezes" dizia Santo Agostinho. Ele, um pregador por excelência, reconhecia no canto uma ajuda suplementar para a oração.

O Irmão Roger, de Taizé, afirmava que "não há nada que conduza mais à comunhão com o Deus vivo, do que uma oração comunitária meditativa. O canto prolonga-se e permanece no silêncio do coração, mesmo quando ficamos sós”.

Logo, cantar aproxima-nos mais de Deus, ajuda à intimidade com Ele.

 

A música e o canto são parte integrante da Liturgia, não como elementos meramente estéticos, mas essenciais da Acção de Graças, ajudando a comunidade cristã a louvar a Deus. 

O Sacrosanctum Concilium evidencia que “o canto sagrado, intimamente unido com o texto, constitui parte necessária ou integrante da Liturgia solene” (SC 112). Isto significa, segundo as palavras de Bento XVI, que

“a música e o canto são mais que um embelezamento […] do culto; com efeito, fazem parte da actuação da Liturgia, aliás, são eles próprios Liturgia. Por conseguinte, uma solene música sacra com coro, órgão, orquestra e canto do povo não é um acréscimo que emoldura e torna agradável a Liturgia, mas é um modo importante de participação activa no evento cultual.”

(Bento XVI, Discurso do Santo Padre no final da cerimónia para a bênção do novo órgão da Alte Kapelle, Regensburg, 13 de Setembro de 2006).

O Coro tem assim a peculiar função de ajudar a comunidade a louvar a Deus através do canto. Por isso, “a posição do grupo coral e do órgão devem fazer ressaltar claramente que os cantores e o organista fazem parte da assembleia dos fiéis, e permitir que eles possam executar do melhor modo o seu ofício litúrgico.” (Inter Oecumenici, 97)

 

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Queres vir juntar-te a nós?
Serás bem recebido, basta apareceres às sextas-feiras: 21h30

 

Cateq 2018

Calendario Cateq

horariomissas



Patriarcado