igreja1 vitral1 igreja2 igreja3 Auditorio vitral3 vitral4

VoxMichaelis

Maestro: Pedro Brasão Correia
Organista: Felisberto Nunes

"Cantar é rezar duas vezes" dizia Santo Agostinho. Ele, um pregador por excelência, reconhecia no canto uma ajuda suplementar para a oração.

O Irmão Roger, de Taizé, afirmava que "não há nada que conduza mais à comunhão com o Deus vivo, do que uma oração comunitária meditativa. O canto prolonga-se e permanece no silêncio do coração, mesmo quando ficamos sós”.

Logo, cantar aproxima-nos mais de Deus, ajuda à intimidade com Ele.

A música e o canto são parte integrante da Liturgia, não como elementos meramente estéticos, mas essenciais da Acção de Graças, ajudando a comunidade cristã a louvar a Deus.

O Sacrosanctum Concilium evidencia que “o canto sagrado, intimamente unido com o texto, constitui parte necessária ou integrante da Liturgia solene” (SC 112). Isto significa, segundo as palavras de Bento XVI, que

“a música e o canto são mais que um embelezamento […] do culto; com efeito, fazem parte da actuação da Liturgia, aliás, são eles próprios Liturgia. Por conseguinte, uma solene música sacra com coro, órgão, orquestra e canto do povo não é um acréscimo que emoldura e torna agradável a Liturgia, mas é um modo importante de participação activa no evento cultual.”

(Bento XVI, Discurso do Santo Padre no final da cerimónia para a bênção do novo órgão da Alte Kapelle, Regensburg, 13 de Setembro de 2006).

O Coro tem assim a peculiar função de ajudar a comunidade a louvar a Deus através do canto. Por isso, “a posição do grupo coral e do órgão devem fazer ressaltar claramente que os cantores e o organista fazem parte da assembleia dos fiéis, e permitir que eles possam executar do melhor modo o seu ofício litúrgico.” (Inter Oecumenici, 97)

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Queres vir juntar-te a nós?
Serás bem recebido, basta apareceres às sextas-feiras: 21h30