PARÓQUIA S. MIGUEL DE QUEIJAS

igreja1 vitral1 igreja2 Auditorio vitral2 vitral4 igreja3 vitral3 Slide Cspq1 Slide cspq7 Slide igreja4 Slide cspq3 Slide cspq5 Slide pinturas Slide cspq8 Slide vitral5 Slide cspq6 Slide cspq2 Slide cspq4

Conselho Pastoral

BarcoO Conselho Pastoral Paroquial é um órgão representativo da comunidade paroquial, que tem por missão informar, coordenar e animar a vida pastoral da paróquia nas suas estruturas, nos seus grupos e organismos, no sector humano, na evangelização, no crescimento da fé e no serviço da caridade.

É um conselho consultivo que o pároco faz questão de ouvir, para o ajudar a fazer uma leitura mais completa e correcta da realidade paroquial e para dele receber sugestões e propostas de acção a desenvolver para fazer crescer na paróquia a comunidade eclesial – o "Povo de Deus".
Para isso, o Conselho Pastoral deve estar atento às aspirações e necessidades da comunidade cristã, reflectir sobre elas e "planear, dinamizar e coordenar todas as actividades de carácter pastoral", lançando "acções que requeiram a responsabilização de toda a paróquia".

Assim, na linha das orientações do Concílio Vaticano II, o Conselho Pastoral, no seu funcionamento e acção, constitui um espaço muito proveitoso para fomentar a unidade e a co-responsabilidade dos seus membros na missão da Igreja, em ordem à construção de uma autêntica comunidade cristã.
No exercício das suas funções, compete-lhe, em concreto, elaborar planos de acção pastoral e o programa anual de actividades, bem como acompanhar e avaliar a sua execução.

O actual Conselho Pastoral Paroquial de Queijas, presidido pelo Pároco – Pe. Alexandre Santos, é constituído por 33 elementos, representantes dos grupos paroquiais, organismos da paróquia e alguns ainda nomeados pelo próprio pároco. O novo Conselho Pastoral tomou posse em 19 de Outubro de 2011.

De harmonia com os estatutos, Maos018o Conselho Pastoral Paroquial é constituído pelos seguintes órgãos: Plenário e Secretariado Permanente. O Plenário, embora possa reunir-se de forma extraordinária, ordinariamente congrega-se três vezes por ano. A fim de garantir a assistência permanente à vida paroquial, em colaboração estreita com o Pároco, foi constituído um Secretariado Permanente. Este órgão, formado por cinco membros do Conselho Pastoral, reúne-se periodicamente, tendo a responsabilidade de elaborar a agenda de trabalhos, animar e acompanhar a execução dos planos ou decisões tomadas pelo Plenário e, ainda, de substituir o Plenário em casos urgentes.

Membros do Conselho Pastoral:
Catequistas: Virgínia Pires, Fernanda Carreto, Paula Leão; CONFHIC: Ir. Carlota Ribeiro; Coro Lux: Marta Viegas; Coro Vox Michaelis: António Barata; Coro dos Jovens: Joana Silva; ENS: Cátia Vieira; Equipa de Som: José Manuel Gaspar, Ricardo Sousa; Escuteiros: Bruno Ferro; Grupo de Jovens: Margarida Fonseca; Grupo Rafael: Teresa Nicolau; Grupo São Francisco: Ana Pratas; MEC: João Neves, Joaquim Figueiredo; Missões SAM: Regina Rodrigues; Missões LIAM: Ester Queirós; Nós e Vós: Luís Santos; Obras: António Pinheiro; Pastoral Litúrgica: Luísa Martins, Maria João Seelmann; Pastoral da Oração: Mena Moreno; Pastoral Sócio-caritativa: Lurdes Nunes; José Tomás; Zeladoras: Ilda Marta; Linda-a-Pastora: Carlos Vicente, Maria João; Nomeados pelo pároco: Aníbal Veiga, Fernando Herculano, João Martins, João Fernandes, José Rodrigues, Michael Faísca, Noémia, Rita Silva; Sofia Morgado.

Secretariado Permanente:
Aníbal Veiga; Fernando Herculano; João Neves; Michael Faísca; Sofia Morgado; Teresa Nicolau.

O Conselho Pastoral da Paróquia de Queijas tenta ser, assim, a expressão do crescimento e maturidade eclesial da comunidade cristã de São Miguel Arcanjo.

 

Cateq 2018

Calendario Cateq

horariomissas



Patriarcado