igreja1 vitral1 igreja2 igreja3 Auditorio vitral3 vitral4

Conselho Pastoral

Barco

O Conselho Pastoral Paroquial é um órgão representativo da comunidade paroquial, que tem por missão informar, coordenar e animar a vida pastoral da paróquia nas suas estruturas, nos seus grupos e organismos, no sector humano, na evangelização, no crescimento da fé e no serviço da caridade.

É um conselho consultivo que o pároco faz questão de ouvir, para o ajudar a fazer uma leitura mais completa e correcta da realidade paroquial e para dele receber sugestões e propostas de acção a desenvolver para fazer crescer na paróquia a comunidade eclesial – o "Povo de Deus".
Para isso, o Conselho Pastoral deve estar atento às aspirações e necessidades da comunidade cristã, reflectir sobre elas e "planear, dinamizar e coordenar todas as actividades de carácter pastoral", lançando "acções que requeiram a responsabilização de toda a paróquia".

Assim, na linha das orientações do Concílio Vaticano II, o Conselho Pastoral, no seu funcionamento e acção, constitui um espaço muito proveitoso para fomentar a unidade e a co-responsabilidade dos seus membros na missão da Igreja, em ordem à construção de uma autêntica comunidade cristã.
No exercício das suas funções, compete-lhe, em concreto, elaborar planos de acção pastoral e o programa anual de actividades, bem como acompanhar e avaliar a sua execução.

O actual Conselho Pastoral Paroquial de Queijas, presidido pelo Pároco – Pe. Alexandre Santos, é constituído por 33 elementos, representantes dos grupos paroquiais, organismos da paróquia e alguns ainda nomeados pelo próprio pároco. O novo Conselho Pastoral tomou posse em 19 de Outubro de 2011.

De harmonia com os estatutos, Maos018

Maos018
o Conselho Pastoral Paroquial é constituído pelos seguintes órgãos: Plenário e Secretariado Permanente. O Plenário, embora possa reunir-se de forma extraordinária, ordinariamente congrega-se três vezes por ano. A fim de garantir a assistência permanente à vida paroquial, em colaboração estreita com o Pároco, foi constituído um Secretariado Permanente. Este órgão, formado por cinco membros do Conselho Pastoral, reúne-se periodicamente, tendo a responsabilidade de elaborar a agenda de trabalhos, animar e acompanhar a execução dos planos ou decisões tomadas pelo Plenário e, ainda, de substituir o Plenário em casos urgentes.

Membros do Conselho Pastoral:
Associação dos Dadores de Sangue: Luís Santos; Catequistas: Virgínia Pires, Fernanda Carreto, Ricardo Sousa; CONFHIC: Ir. Olinda; Coro Lux: Filipa Nobre; Coro Vox Michaelis: António Barata; Coro dos Jovens: Alexandre Gaspar; ENS: Paulo Santos, Ana Cristina Santos; Equipa de Som: José Manuel Gaspar; Escuteiros: Paula Jobling; Grupo de Jovens: Teresa Nicolau; Grupo São Francisco: Ana Pratas; MEC: João Neves; Missões SAM: Regina Rodrigues; Missões LIAM: Ester Queirós; Nós e Vós: Luís Santos; Obras: Júlio Freire, António Pinheiro; Pastoral Litúrgica: Luísa Martins; Pastoral da Oração: Mena Moreno; Pastoral Sócio-caritativa: Paula Ramos; Zeladoras: Lurdes Mateus Nunes; Nomeados pelo pároco: Fernando Herculano; João Martins; José Rodrigues; Margarida Fonseca; Marta Viegas; Michael Faísca; Raul Silva; Rita Mafalda; Sofia Morgado.

Secretariado Permanente:
Fernando Herculano; Luís Santos; Michael Faísca; Sofia Morgado; Teresa Nicolau.

O Conselho Pastoral da Paróquia de Queijas tenta ser, assim, a expressão do crescimento e maturidade eclesial da comunidade cristã de São Miguel Arcanjo.