PARÓQUIA S. MIGUEL DE QUEIJAS

igreja1 vitral1 igreja2 igreja3 Auditorio vitral3 vitral4

Missões SAM Queijas

Missao1

Serviço de Apoio às Missões 

O SAM QUEIJAS é um Grupo Missionário de apoio às Missões Dehonianas presidido pela senhora D. Regina Rodrigues.
Podemos dizer que o empenho missionário dos Dehonianos portugueses têm duas faces. Uma de forma mais directa – o missionários dehonianos em Angola, Moçambique, Madagáscar e Índia; e outra, de modo indirecto, de retaguarda – de apoio aos territórios de missão: os Grupos Missionários.

A iniciativa começou na Madeira, mas rapidamente estendeu-se primeiro ao Norte de Portugal e, mais recentemente, a outros zonas do país. Um grupo missionário constitui-se numa paróquia por pessoas que voluntariamente querem aderir á iniciativa.

Cada grupocruz_dehon019a

cruz_dehon019a
tem o apoio e o acompanhamento de um religioso dehoniano. O grupo é formado animadores que por sua vez congregam à sua volta outras pessoas que apoiam as  m issões. De entre os animadores escolhem o presidente, o secretário e o tesoureiro que coordenam a actividade do grupo. Os objectivos destes grupos missionários são os seguintes: criar sensibilidade missionária no seio de uma comunidade paroquial, rezar pelas missões, recolher apoios (medicamentos, roupas, dinheiro) qu e depois serão enviados para as zonas de missão.

Uma vez por mês os animadores dos grupos missionários reúnem-se para rezar pelas missões e partilhar o seu trabalho. É também um momento de formação espiritual do grupo. A actividade anual dos grupos missionários culmina com a Festa Missionária no Dia Mundial das Missões. Outro momento importante de encontro dos Grupos Missionários é a peregrinação Dehoniana a Fátima, no primeiro Domingo de Junho de cada ano.

«Nenhuma comunidade cristã é fiel à própria tarefa,
se não é missionária: ou é comunidade missionária,
ou nem sequer é comunidade cristã.»
  (João Paulo II)

 

horariomissas