igreja1 vitral1 igreja2 igreja3 Auditorio vitral3 vitral4

Pastoral Vocacional

Vocação, o grande mistério de amor de Deus para com o homem

A palavra vocação vem do latim vocare que significa chamamento. Todos nós somos chamados, de uma forma ou de outra à fazer algo. Antigamente este termo significava qualquer espécie de aptidão. Por exemplo: aptidão para a medicina, ensino, música, artes, etc.. Depois, ele foi adquirindo um significado mais preciso passando a designar o "chamamento de Deus".

Vocação sempre indica sempre chamamento. Porta21

Porta21
E quem chama deseja sempre uma resposta da pessoa que é chamada.

Deus não age de forma diferente. Só que, ao chamar, Deus, antes de pedir Ele dá. Deus ao chamar o homem dá-lhe a vida, a existência e, com a vida, dá-lhe também a liberdade. Porém, Deus torna a chamá-lo, porque há muitas coisas que Deus deseja fazer no mundo através de cada um de nós. Poré, Ele não quer agir sozinho; por isso, quando Deus chama uma pessoa, é para pedir-lhe alguma coisa, confiar-lhe uma missão. O chamamento de Deus é sempre um desafio para quem o recebe.

– Ao sermos chamados à vida, comprometemo-nos em cumprir uma determinada missão que o mundo seja melhor.
– Ao sermos chamados à fé, pelo baptismo, comprometemo-nos a seguir os ensinamentos de Jesus Cristo e a colaborar com os homens na busca da verdade e do bem, vivendo como irmãos.
– Ao sermos chamados a qualquer estado de vida (matrimonial, sacerdotal, religiosa ou missionária), assumimos um compromisso específico com a comunidade humana, de ajudá-la a encontrar a felicidade.

Para que isso aconteça é indispensável que cada um faça desabrochar e fortificar a vocação que está em seu interior (Mt 25,14-30).

As capacidades e dons que temos devem estar voltados para as necessidades dos outros. Quanto mais o homem está voltado para o outro, mais realizado e feliz ele será. O verdadeiro amor é o que busca a felicidade do outro e não a própria.

Podemos assim dizer que a vocação é a oferta divina que exige uma resposta e um compromisso com Deus. Nesta definição percebemos três aspectos: oferta (chamamento) de Deus; resposta do homem; compromisso com Deus e com o irmão.
A resposta do homem deve ser constantemente reassumida. É no dia-a-dia que se deve ir fazendo caminho e assumindo os riscos do nosso SIM.

Vocação é descoberta do próprio ser pessoal. Todo homem é chamado a aperfeiçoar a bondade que existe, em gérmen no seu interior, a descobrir a sua vocação, a construir um mundo fraterno onde haja "sol" para todos, vida para todos.
A vida não é feita só de momentos claros, nos quais se percebe perfeitamente a vontade de Deus. Muitas vezes é necessário seguir por caminhos escuros e até incomuns. Muitos devem lutar duramente para seguir sua vocação. "A Palavra de Deus não dispensa ninguém de pensar, de tatear, de buscar, de tomar decisões".

Vocação é convite pessoal que Deus dirige a cada um. Cada ser humano tem algo de pessoal, e uma maneira pessoal de realizá-lo. Ao descobrir a sua vocação, o homem vai-se descobrindo a si mesmo. Daí a necessidade de permanecer atento, para compreender o que é que Deus quer de nós.

Todo homem é chamado a decidir-se, a assumir os valores descobertos em si e a não poupar esforços para alcançar os objectivos propostos.

Como Deus nos chama?
– Pessoalmente e pelo nome;

– Pelos valores que nos atraem;
vocacao

– Pela comunidade;

– Pelas necessidades do mundo e da Igreja
;
– Através de mediadores directos.

A Vocação tem como finalidade a plena realização da pessoa humana; é um gesto gracioso de Deus que visa a plena humanização do Homem; é um dom, é uma graça, é uma eleição cuidadosa, apontando para construção do Reino de Deus; é um chamamento para fazer algo, para cumprir uma missão.

Toda pessoa é vocacionada, pois ela é eleita por Deus a ser feliz e a tornar os outros felizes.