I Jornada Diocesana da Comunicação

manuel clemente jornada comunicacaoA Paróquia de Queijas acolheu, ontem – 27 de Fevereiro de 2016 – a 1.ª Jornada Diocesama da Comunicação: "Comunicar para chegar a todos".

Este evento ocorreu no renovado Auditório Paroquial de Queijas, organizado pelo Departamento da Comunicação do Patriarcado de Lisboa, que desafiou gestores e profissionais a 'Projetar a comunicação de uma paróquia, com apenas 5 euros'.

Para responder a este desafio organizou-se uma mesa redonda com gestores e profissionais desta área com o objetivo de "despertar e estimular a utilização de estratégias e propostas criativas em todo trabalho pastoral e profissional".

Participaram nesta mesa redonda Alberta Marques Fernandes (RTP); José Luís Ramos Pinheiro (RR); Rodrigo Moreira Rato (CEO – MeshApp); Rui Dias Alves (CEO – Return on Ideas) e o padre Paulo Franco (Pároco – Parque das Nações) num debate moderado por Carlos Liz, da Ipsos.

1 jornadaoComunicacaoForam também apresentados diferentes projetos como um gabinete de comunicação, por Pedro Gil, do gabinete do Opus Dei; a Agência Ecclesia, pelo seu diretor, o jornalista Paulo Rocha; e o iVangelho, com Pedro Jesus.

Houve também lugar a workshops na área da fotografia, escrita, vídeo e redes sociais, contando com a presença de Filipe Amorim – Global Imagens; Diogo Paiva Brandão – Voz da Verdade; António Fonseca – Paulus; e Bento Oliveira – iMissio.

No final do dia, D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa, encerrou esta 1.ª Jornada Diocesana da Comunicação destacando que o "ponto de partida" deste desafio de "chegar a todos" é o principal fator para determinar a "força" e o "alcance" dos projetos de comunicação na Igreja.

Referiu ainda que "a comunicação na Igreja, implicando meios e recursos – que nos permitem hoje interagir de uma maneira inusitada –, não se resolve aí. Resolve-se no ponto de partida", afirmou D. Manuel, adiantando que os projetos de comunicação "devem ser fortes e autênticos, que depois se repercutem, chegam a todos, ou pelo menos a muita gente, pela força do ponto de partida". "Se o ponto de partida for forte, a comunicação "tem força" e o "seu ritmo", que "vai além da capacidade tecnológica que temos hoje para comunicar", garantiu.

1jornadascom lisboa"Se queremos chegar a todos temos de começar pelo Único princípio onde todos se alcançam", disse o cardeal-patriarca de Lisboa. "Aqui não pode haver partidas em falso", alertou.

No final desta Jornada, D. Manuel presidiu à celebração da Missa vespertina deste III Domingo da Quaresma, na Igreja matriz de Queijas, deixando à comunidade a forte interpelação do Evangelho deste Domingo: "Deus é misericordioso e paciente mas aguarda de cada um de nós preciosos frutos", como na parábola da figueira.