PARÓQUIA S. MIGUEL DE QUEIJAS

igreja1 vitral1 igreja2 Auditorio vitral2 vitral4 igreja3 vitral3 Slide Cspq1 Slide cspq7 Slide igreja4 Slide cspq3 Slide cspq5 Slide pinturas Slide cspq8 Slide vitral5 Slide cspq6 Slide cspq2 Slide cspq4
catequese

Visita Pastoral a Queijas

Patriarca VPastoralQueijas acolheu e viveu com intensidade a Visita Pastoral do nosso Patriarca D. Rui Valério, e do Bispo Auxiliar D. Rui Gouveia, com celebrações, encontros e visitas às instituições locais, num momento de proximidade com a comunidade e de renovação da missão evangelizadora.

A Paróquia de São Miguel Arcanjo de Queijas acolheu de braços e coração abertos, de 1 a 7 de dezembro de 2025, a Visita Pastoral do Senhor Patriarca, D. Rui Valério, e do Senhor Bispo-Auxiliar, D. Rui Gouveia, a qual decorreu, no âmbito mais alargado da Visita Pastoral à Vigararia de Oeiras.

A Visita iniciou logo, a 1 de dezembro, com uma Eucaristia de ação de graças, na Igreja matriz da Paróquia, presidida por D. Rui Gouveia, em representação do Patriarca de Lisboa. Com uma significativa participação da comunidade nesta Eucaristia (a Igreja estava cheia!), em chave de Advento, e sob a proteção da Bem-aventurada Madre Maria Clara do Menino Jesus (dia festivo), foi, pois, possível iniciar esta intensa semana de Visita Pastoral em Queijas, em plena comunhão com o mote da visita pastoral do Senhor Patriarca à Vigararia de Oeiras: “Escutamos a Vida, Anunciamos a Luz!”.

Logo depois desta celebração, teve lugar um jantar-convívio com os crismandos da Paróquia. No final da refeição partilhada, D. Rui Gouveia ainda respondeu, em diálogo próximo e fraterno, a várias questões dos jovens e adultos que receberiam depois, a 7 de dezembro, o Sacramento da Confirmação.

A terça-feira, dia 2 de dezembro, foi dedicada aos mais idosos, com visitas ao Lar da Conferência Masculina Nossa Senhora das Graças, ao Lar Casa Antiga e à Universidade Sénior de Carnaxide e Queijas.

Ao final da tarde, após a Missa, teve lugar um encontro com a Direção e atletas do Grupo Musical 1.º de Dezembro – uma agremiação fundada em 1915, que tem como objetivo o desenvolvimento e a prática de desportos em geral, bem como a promoção de atividades culturais e recreativas –, no Pavilhão Noronha Feio, seguido de jantar com os grupos de jovens da Paróquia, em torno da refeição partilhada e da alegre comunhão do nosso Bispo com cerca de 25 jovens com idades compreendidas entre os 18 e os 22 anos.

No dia 3, quarta-feira, decorreu a visita à Escola Noronha Feio, com reunião e almoço de D. Rui Gouveia com alunos, professores e equipa diretiva do Agrupamento Escolar. Da parte da tarde teve, por sua vez, lugar a visita à creche da OSMMAC – Obra Social Madre Maria Clara, uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) criada por iniciativa da Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição, e também, logo de seguida, à sede mundial da “OIKOS – Cooperação e Desenvolvimento”, uma organização fundada, entre outros, pelo Padre Jardim Gonçalves, antigo Chefe do Gabinete do Cardeal-Patriarca, D. José Policarpo, que trabalha por um mundo sem pobreza e injustiça, onde o desenvolvimento humano seja equitativo e sustentável à escala local e global.

No final da tarde, foi celebrada a Missa da Catequese, seguindo-se o jantar partilhado com a comunidade paroquial, em geral. Foi momento de partilha orante e de convívio contagiante, com D. Rui Gouveia a inteirar-se, em ambiente informal, das dinâmicas e das várias valências pastorais da Paróquia de Queijas.

Na quinta-feira, dia 4 de dezembro, a Visita Pastoral a Queijas iniciou com um almoço fraterno e a visita à residência paroquial dos Sacerdotes do Coração de Jesus – Dehonianos, que exercem a sua missão nesta zona pastoral. De tarde, D. Rui Gouveia foi recebido pelos Bombeiros Voluntários de Linda-a-Pastora e respetiva Escola de Música, sublinhando-se, nessa ocasião, o decisivo serviço desta corporação de voluntários a favor do bem comum e da comunidade em que se insere há 134 anos. A visita prosseguiu na sede do Linda-a-Pastora Sporting Clube, onde dirigentes, atletas e população de Linda-a-Pastora vivenciaram um momento especial de proximidade, partilha e reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo clube junto da comunidade ao longo de 84 anos, num incansável esforço de aproximação dos laços entre o desporto, a formação cívica e a vida pastoral. Foi digno de destaque a visita ao salão nobre que acolhe 1345 troféus, fruto da dedicação de muitos campeões desta terra! Hoje em dia este clube é especialmente reconhecido pela sua força no atletismo, sendo considerado um “pequeno gigante” nesta modalidade em Portugal.

Após este momento tão caloroso, visitámos a renovada Capela de São João Baptista de Linda-a-Pastora, a qual – entre 2021 e 2022 – sofreu grandes obras de restauro e conservação, financiadas pelo Município. Seguiu-se o momento de Adoração ao Santíssimo Sacramento e a celebração da Eucaristia e, no final, viveu-se um diálogo franco e fraterno com a comunidade presente. O dia finalizou com um jantar-convívio na Casa Geral das Irmãs da CONFHIC – Congregação das Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição.

Foi com muita satisfação que recebemos, na sexta-feira – dia 5 de dezembro, o Senhor Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério. Após a celebração da Missa com os idosos e por eles animada, o Senhor Patriarca almoçou, não só com a Direção e o Conselho económico, mas também com alguns utentes e colaboradoras desta Instituição. Da parte da tarde, D. Rui Valério teve um encontro muito agradável com crianças da Escola Gil Vicente, que habitualmente visitam e confraternizam com os idosos deste Centro Social, num inesquecível e comovente momento de entrelaçar de gerações e de comunhão pastoral. D. Rui Valério visitou também as instalações deste complexo social, onde pôde conhecer de perto as diversas atividades asseguradas por esta Instituição, dirigindo uma palavra de apreço não só aos idosos e funcionários, mas também à Direção.

Seguiu-se a visita de D. Rui Valério e de D. Rui Gouveia à Esquadra da PSP – Polícia de Segurança Pública em Queijas, com caloroso agradecimento pelo serviço dessa força de segurança à comunidade e pela excelente relação institucional da PSP de Queijas com a Paróquia e Centro Social. Iniciámos, de seguida, a visita a alguns idosos da comunidade terminando o programa vespertino com a celebração da Eucaristia.

À noite, por sua vez, o Bispo Auxiliar D. Rui Gouveia, depois de jantar na casa de uma família de Queijas, presidiu – no Santuário de Nossa Senhora da Rocha – à Vigília de oração pelos que iriam ser crismados. Neste ambiente de oração, celebrámos o sacramento da Reconciliação para crismandos e respetivas famílias e catequistas.

Sábado – dia 6 – foi dia de conhecer “A Casa de Betânia”, inteirando-se D. Rui Gouveia, nessa ocasião, da obra sócio caritativa desta Instituição tão presente na dinâmica pastoral de Queijas, que tem por missão a integração familiar e social de jovens e adultos com deficiência intelectual. De seguida, ocorreu um encontro com a Irmandade de Nossa Senhora da Conceição da Rocha, onde deu posse aos novos órgãos sociais. De regresso ao centro da vila, e na visita ao mercado de Queijas, esperava-o na Praça São Miguel o grupo coral infantojuvenil “Os Traquinas”, que o brindou com vários cânticos natalícios e juvenis.

Antecedida de encontro com o grupo de Acólitos da nossa Paróquia, D. Rui Gouveia presidiu ainda, neste penúltimo dia da visita pastoral, à Missa vespertina animada pelos Agrupamento de Escuteiros de Queijas, seguindo-se um jantar partilhado com os escuteiros e alguns familiares que se associaram a este momento fraterno.

No Domingo, 7 de dezembro e último dia de Visita Pastoral à Paróquia, D. Rui Gouveia presidiu, na parte da manhã, à Missa Paroquial e à Missa da Catequese, tendo almoçado com uma família da comunidade.

O ponto alto da tarde viveu-se na Igreja Matriz que, a transbordar e num ambiente vibrante de louvor, acolheu a Eucaristia de encerramento da Visita Pastoral. Presidida pelo Patriarca de Lisboa, D. Rui Valério, e concelebrada por D. Rui Gouveia, o pároco e outros sacerdotes, a celebração revestiu-se de uma solenidade especial com o Sacramento da Confirmação conferido a 52 membros da nossa comunidade. D. Rui Valério, sublinhando a importância da proximidade e do testemunho cristão, não deixou de exortá-los a serem protagonistas no anúncio de Cristo, fazendo brilhar a luz do Evangelho e os dons do Espírito Santo que transformam a vida.

O Senhor Patriarca encerrou a celebração, com uma forte tónica de estímulo e esperança para toda a comunidade, apelando à renovação da missão evangelizadora da comunidade paroquial, deixando-nos este desafio: “Deixemo-nos guiar pelo Espírito para sermos uma Igreja missionária, capaz de escutar, anunciar e convidar à conversão.”

Bem-hajam, D. Rui Valério e D. Rui Gouveia, por esta luminosa e interpelante semana de Visita Pastoral e pelas sementes de esperança e de evangelização que deixaram na nossa Comunidade Paroquial de São Miguel Arcanjo de Queijas!

 

Cateq 2018

Calendario Cateq

horariomissas



Patriarcado