PARÓQUIA S. MIGUEL DE QUEIJAS

igreja1 vitral1 igreja2 Auditorio vitral2 vitral4 igreja3 vitral3 Slide Cspq1 Slide cspq7 Slide igreja4 Slide cspq3 Slide cspq5 Slide pinturas Slide cspq8 Slide vitral5 Slide cspq6 Slide cspq2 Slide cspq4

O sentido do deserto

JCdes 18Todos os caminhos da redenção passam pelo Deserto. Era ali que os profetas escutavam a mensagem e as multidões procuravam Jesus. Por isso, Jesus convida os Apóstolos a retirarem-se com Ele para um lugar solitário. Não há apóstolo nenhum que não tenha passado pela experiência do deserto, através de sedes e cansaços, na fé e na esperança.

Deserto significa tempo de intimidade. Vamos aprender no silêncio a escutar o Senhor, que passa na brisa dos sucessos e das coisas. O silêncio é a linguagem de Deus. É preciso fazer silêncio, interpor desertos para chegar à presença de Deus, que nos espera. Não há oração sem deserto. Só quando estiver a casa sossegada, despojada de ruídos e tensões, é que o homem se encontra com Deus em comunicação amorosa e filial. Escutar a Deus em silêncio e deserto é a oração perfeita, a suma contemplação.

Deserto significa tempo de mudança. No deserto traçam-se destinos, de lá irrompem exigências de vida nova. Vamos lá para ser tentados como Cristo e sairmos vencedores com Ele. Despojados de tudo, mãos vazias, toda a nossa fome de criaturas chama por Cristo. No silêncio actua a graça e germina o grão de trigo. "Que fostes ver ao deserto?" Vida nova a crescer, corações a mudar.

Deserto significa comunhão. Como os Apóstolos, vamos juntos, unidos no mesmo destino de passar para o outro lado das coisas e das aparências. Ninguém se mete sozinho a atravessar o deserto. Vai-se de caravana. Há perigos e miragens que só se podem vencer em companhia. No deserto reaprendemos a estreitar os laços da comunhão fraterna. No silêncio se aprende a sabedoria de escutar o outro, comungando a palavra e a pessoa. A capacidade de escutar é laço que nos une no convívio dos homens. Há problemas que se resolvem escutando.

Deserto significa tempo de paragem e revisão de vida. É preciso repensar caminhos percorridos, avaliar êxitos e fracassos. É no silêncio da escuta que a realidade e as aparências se confrontam e reconciliam. O deserto é a escola da fé, a pedagogia que nos revela a vontade de Deus e nos ensina o amor. No silêncio e solidão, face a face com Deus, vamos rever caminhos, discernir projectos e respostas.

O deserto não é fuga nem alienação. No silêncio com Deus ressoam todas as dores dos homens e todos os apelos da vida. Se vamos para o deserto é para estar mais perto dos homens.

O que nos falta é silêncio e contemplação. Andamos saturados de agitação e ruídos, distraídos do único necessário. Sobram palavras; faltam silêncios.


 As Tentações do Desertotentacao

- As tentações do deserto continuam: riqueza, egoísmo, fama, orgulho, preguiça, comodismo...
E eu? Quais são as minhas tentações?
- Arrependamo-nos e acreditemos no Evangelho.
"Que serve ao homem ganhar o mundo inteiro se vem a perder a sua alma?!"

- No mundo continua a guerra, a violência, a injustiça social.
E eu? Como são as minhas relações com as pessoas?
- Arrependamo-nos e acreditemos no Evangelho.
"Amai-vos uns aos outros como Eu vos amei."

- No nosso mundo há muito barulho, muita correria.
A Quaresma é tempo de silêncio, de oração, de caridade fraterna.
E eu? Que tempo tenho para parar e encontrar-me com Deus e comigo mesmo?
- Arrependamo-nos e acreditemos no Evangelho.
"Marta, Marta, porque andas tão atarefada se uma só coisa é necessária. Maria escolheu a melhor parte."

- Há pessoas desorientadas à procura dum sentido para a vida e de alguém que lhes estenda a mão e não encontram ninguém.
E eu? Quando é que tiro as minhas mãos dos bolsos e as estendo ao irmão que precisa de mim?
- Arrependamo-nos e acreditemos no Evangelho.
"O que fizerdes ao mais pequenino dos meus irmãos, é a Mim que o fazeis."

Dispostos a fazer nesta Quaresma uma caminhada de mudança de vida...
iniciemos desde já esse nosso propósito.

 

Cateq 2018

Calendario Cateq

horariomissas



Patriarcado