PARÓQUIA S. MIGUEL DE QUEIJAS

igreja1 vitral1 igreja2 Auditorio vitral2 vitral4 igreja3 vitral3 Slide Cspq1 Slide cspq7 Slide igreja4 Slide cspq3 Slide cspq5 Slide pinturas Slide cspq8 Slide vitral5 Slide cspq6 Slide cspq2 Slide cspq4

Catequeses Quaresmais 2013-3

Patriarca53.º Domingo da Quaresma

III. A Fé da Igreja

1. Os crentes católicos ao proclamar a sua fé fazem-no confessando a Fé da Igreja. Numa das fórmulas de confissão da fé, sob a forma de pergunta e resposta, utilizada por exemplo na administração do Sacramento da Confirmação, o ministro sagrado que preside remata, assim, o diálogo: "Esta é a nossa fé. Esta é a fé da Igreja, que nos gloriamos de professar, em Jesus Cristo Nosso Senhor". Não diz "esta é a minha fé", mas a "nossa fé" e o "nossa" refere-se à Igreja Povo de Deus.

Esta é uma questão importante em todos os tempos, mas é-o, de modo particular, no nosso tempo, com uma sensibilidade particular à liberdade individual que pode levar a um certo individualismo que relativiza a identificação com a comunidade a que se pertence. Um recente estudo sociológico encomendado pela Conferência Episcopal, revelou a relativização do sentido de pertença a uma comunidade, a família, a paróquia, a diocese, a Igreja Universal. Se não se assume completamente esta pertença, pode cair-se facilmente numa fé individual, acreditando no que se quer e da forma que se achar melhor. Até que ponto uma outra realidade revelada por aquele estudo, a dos que se declaram "crentes sem religião" não significa exatamente isso? Eu tenho a minha fé, não quero estar sujeito a nenhuma instituição religiosa que me diga no que devo acreditar e me aponte as exigências éticas da fé.

A Igreja é sujeito da fé
2.
Por detrás desta questão está a natureza da Igreja como um "nós coletivo", uma verdadeira comunidade. Ela é um Povo, o novo Povo de Deus, é um "corpo" que se identifica com o "Corpo de Cristo". Para cada um dos seus membros é esse "nós coletivo" que é o sujeito da verdade. Como cada um de nós, a Igreja como "corpo" pode realmente confessar a fé, dizer "eu creio". A oposição não pode ser entre o coletivo e o individual, mas entre o pessoal e o comunitário. O facto de a minha fé ser a fé da Igreja não lhe tira a qualidade de fé pessoal. Significa, isso sim, que eu me identifico como pessoa, não apenas pela minha inteligência e pela minha liberdade, mas também na minha adesão total à comunidade a que pertenço, a qual, tratando-se de uma comunidade crente, exige a profissão da mesma fé.

A fé que repassa todos os documentos do Concílio é verdadeiramente a fé da Igreja, que os padres conciliares assumiram como fé pessoal. Esta dimensão sublinha a grandeza da nossa fé, garante-lhe a solidez, porque afirmada ao longo dos séculos, numa Tradição viva, por comunidades tao diferentes culturalmente. A fé da Igreja é uma das expressões da unidade da Igreja.

O Concílio afirma: "A Santa Igreja Católica, que é o Corpo místico de Cristo, é composta de fiéis que estão organicamente unidos no Espírito Santo pela mesma fé"[1]. Aliás esta unidade na confissão da mesma fé permite as diferenças e a variedade na Igreja. Esta adesão à mesma fé é obra do Espírito Santo. O texto conciliar fala de "obediência da fé". "O Espírito Santo que chama todos os homens a Cristo pelas sementes do Verbo e pela pregação do Evangelho e que suscita nos corações a obediência da fé, quando a fonte batismal gera para uma nova vida os que creem em Cristo, congrega-os no único Povo de Deus"[2].

O todo da Igreja identifica-se com Cristo, é o Corpo de Cristo. "Cristo mediador único constitui e sustenta indefetivelmente, neste mundo, a sua Igreja Santa, comunhão de fé, de esperança e caridade, como organismo visível e, por meio dela, comunica a todos a verdade e a graça"[3]. É esta intimidade com Cristo, que ama a Igreja com amor esponsal, que é, para ela, a garantia de permanecer na verdade. A Lumen Gentium afirma: "A totalidade dos fiéis, que possuem a unção que vem do Espírito Santo, não pode enganar-se na fé e manifesta esta propriedade particular através do sentido sobrenatural da fé do povo inteiro, quando desde os Bispos até ao último dos fiéis leigos, manifesta consenso universal a respeito das verdades da fé e costumes"[4].

A comunhão com Cristo, no Espírito Santo, garante à Igreja a infabilidade da fé. Esta garantia que é de todo o Povo crente, só é dada à fé de cada membro da Igreja se a sua fé for a "fé da Igreja". Visões individualistas da fé ficam sujeitas ao erro e ao desvio das verdades da fé. É uma garantia que só nos pode ser dada pelo facto de Cristo e o Espírito Santo fazerem parte do mistério da Igreja.

A confissão da fé
3.
A Igreja, povo crente, é o verdadeiro sujeito da confissão de fé e do seu anúncio, da sua celebração nos sacramentos da salvação. Na confissão da fé a Igreja exprime-se como povo profético, que proclama e anuncia, e povo sacerdotal que celebra a fé que proclama. A celebração sempre foi considerada como uma forma de profissão da fé. Aliás as fórmulas de confissão da fé acontecem no contexto da celebração litúrgica. O Concílio ensina: "Os fiéis, incorporados na Igreja pelo Batismo, recebem o caráter que os delega para o culto cristão, e, renascidos como filhos de Deus, são obrigados a professar diante dos homens a fé que, pela Igreja, receberam de Deus. Pelo sacramento da Confirmação vinculam-se mais perfeitamente à Igreja e recebem especial vigor do Espírito Santo: ficam assim mais seriamente comprometidos a difundir e a defender a fé, por palavras e obras, como testemunhas verdadeiras de Cristo"[5].

É sempre a Igreja que professa e celebra a fé. Cada crente fá-lo como membro do Povo crente e a fé que celebra e que professa só pode ser a fé da Igreja.

A profissão de fé faz parte da celebração litúrgica, numa consciência clara de que a proclamação da fé é ato de louvor. Ela explicita a fé com que celebramos os sacramentos, especialmente os da iniciação cristã, o Batismo, a Confirmação, a Eucaristia.

As fórmulas da confissão comunitária da fé foram, ao longo dos séculos, cuidadosamente elaboradas, muitas vezes em Concílios, como é o caso dos "credos" ou símbolos da fé. São expressão importante da Tradição viva da Igreja, onde se realiza essa síntese harmónica entre a fé recebida dos Apóstolos e a sua expressão ao ritmo do tempo e das circunstâncias presentes.

As fórmulas de profissão da fé podem e devem transformar-se em formas de oração pessoal, levando os crentes a essa harmonia entre a fé pessoa e a fé da Igreja. Bento XVI, fiel a uma antiga tradição, aconselha-o para este Ano da Fé: "Não foi sem razão que, nos primeiros séculos, os cristãos eram obrigados a aprender de memória o Credo. É que este servia-lhes de oração diária, para não esquecerem o compromisso assumido com o Batismo. Recorda-o, com palavras densas de significado, Santo Agostinho quando afirma numa homilia sobre a redditio symboli (a entrega do Credo): «O símbolo do santo mistério, que recebestes todos juntos e que hoje proferistes um a um, reúne as palavras sobre as quais está edificada com solidez a fé da Igreja, nossa Mãe, apoiada no alicerce seguro que é Cristo Senhor. E vós recebeste-lo e proferiste-lo, mas deveis tê-lo sempre presente na mente e no coração, deveis repeti-lo nos vossos leitos, pensar nele nas praças e não o esquecer durante as refeições; e, mesmo quando o corpo dorme, o vosso coração continue de vigília por ele»"[6].

A confissão da fé reforça a comunhão eclesial
4.
A profissão da mesma fé manifesta a unidade da Igreja. E esse é um testemunho que a Igreja presta à humanidade, tão necessitada de modelos que sejam estímulos. O Concílio vê nesse testemunho de comunhão um serviço prestado pela Igreja à humanidade[7]. O testemunho da comunhão é, em si mesmo, uma confissão de fé. Leiamos um texto do Decreto sobre o Ecumenismo: "O Espírito Santo habita nos crentes, enche e dirige toda a Igreja, realiza a maravilhosa comunhão dos fiéis e une-os firmemente a Cristo como princípio da unidade da Igreja. O Espírito Santo distribui as graças e os carismas (cf. Cor. 12,4-11), enriquecendo a Igreja de Jesus Cristo com diversos dons, «em ordem a preparar os Santos para uma atividade de Serviço, para a construção do Corpo de Cristo» (Ef. 4,12)"[8].

Ao contrário, o sublinhar de perspetivas individuais na afirmação da fé, enfraquece a comunhão da Igreja. Só o Espírito Santo nos concede essa graça: de professar sempre a fé da Igreja, mesmo quando a expressão da nossa fé tem a densidade da nossa vida pessoal.

† JOSÉ, Cardeal-Patriarca,
Sé Patriarcal, 2 de Março de 2013
(Catequese lida por D. Joaquim Mendes)


[1] Decreto sobre as Igrejas Orientais Católicas (OE), nº 2
[2] Ad Gentes (AG), nº 15
[3] Lumen Gentium (LG), nº 8
[4] Ibidem, 12
[5] Ibidem, nº 11
[6] Porta Fidei (PF), nº 9
[7] cf. GS, nº 42

[8] Unitatis Redintegratio, nº 2

 

Cateq 2018

Calendario Cateq

horariomissas



Patriarcado