O Ano da Fé

anofe

«Assim é pela fé em Cristo que podemos aproximar-nos de Deus com toda a confiança [...], para que se fortifique em nós o homem interior e Cristo habite pela fé em nossos corações» (Ef 3, 12.16-17). É pela fé, como nos diz S. Paulo, que isto se pode realizar; na verdade, só a fé nos permite acolher Cristo em nossos corações!

O Papa Bento XVI, na sua Carta Apostólica "A Porta da Fé", ajuda-nos a compreender este dom quando diz: «A Fé cresce quando é vivida como experiência de um amor recebido e é comunicada como experiência de graça e alegria. A fé torna-nos fecundos, porque alarga o coração com a esperança e permite oferecer um testemunho que é capaz de gerar: de facto, abre o coração e a mente dos ouvintes para acolherem o convite do Senhor a aderir à sua Palavra a fim de se tornarem seus discípulos.» (A Porta da Fé, n.º 7)

Por isso, acreditar em Deus Pai, Filho e Espírito Santo é um dom concedido pelo próprio Deus a cada pessoa. Ter fé em Deus é:

– entregar-lhe tudo, porque somente n'Ele podemos confiar;

– viver o dia-a-dia na certeza que temos um Deus que nos ama, que cuida de nós, que pensa em nós, que se preocupa connosco e que se fez um de nós;

– ter confiança em Deus que Se revela para nós através de Seu Filho Jesus Cristo, isto permite-nos estar com Ele e n'Ele e este é o verdadeiro dom maior;

– ter a certeza que Jesus está em mim e eu n'Ele;

– pedir algo e logo de seguida saber agradecer, como se já tivéssemos obtido aquilo que lhe pedimos.

Na medida em que acreditamos, a fé cresce e revigora-se. Não há outra possibilidade de adquirir certeza sobre a própria vida, senão abandonarmo-nos nas mãos de Deus, que nos faz experimentar o Seu amor e a Sua ternura.

Ter fé é dizer todos os dias: Obrigado Senhor, porque confias em mim!