PARÓQUIA S. MIGUEL DE QUEIJAS

igreja1 vitral1 igreja2 Auditorio vitral2 vitral4 igreja3 vitral3 Slide Cspq1 Slide cspq7 Slide igreja4 Slide cspq3 Slide cspq5 Slide pinturas Slide cspq8 Slide vitral5 Slide cspq6 Slide cspq2 Slide cspq4

OUSAR A PAZ!

Oracao PazO Coliseu de Roma foi ontem (28.10.2025) lugar de encontro fraterno, que reuniu vários líderes religiosos, sob o tema ‘Ousar a Paz’ – "Encontro Internacional pela Paz - as Religiões e as Culturas em diálogo."

Celebrou-se, assim, o 60º aniversário da declaração conciliar “Nostra Aetate” – sobre a relação da Igreja e as religiões não cristãs – que foi aprovada pelos padres conciliares. A Igreja passou a olhar para as outras religiões com respeito, reconhecendo nelas o que é “verdadeiro e santo”, afirmando, ainda, que todas as religiões podem refletir “um raio da verdade que ilumina todos os homens”.

No decorrer do encontro, o papa Leão XIV alertou com voz firme que “a guerra nunca é santa! somente a paz é santa, porque é desejada por Deus!” E, na presença de representantes cristãos, muçulmanos, judeus, budistas, hindus, jainistas, sikhis, zoroastras, confucionistas, taoistas, xintoístas e outras manifestações religiosas, declarou que “o mundo tem sede de paz: precisa de uma verdadeira e sólida era de reconciliação, que ponha fim à opressão, às demonstrações de força e à indiferença à justiça. Chega de guerras, com seu doloroso tributo de morte, destruição e exílio!”

Destacou ainda, que “por causa do próprio Evangelho a Igreja não tolera o antissemitismo e o combate!”. Xenofobia e racismo não se compaginam com a nossa fé, nem com qualquer outra manifestação religiosa. A paz começa no coração de cada homem!

Hoje, juntos, disse ainda o Santo Padre, demonstramos não apenas o nosso firme desejo pela paz, mas também a consciência de que a oração é uma grande força de reconciliação. Quem não reza, afirmou, abusa da religião, até mesmo para matar. A oração é um movimento do espírito, não às palavras gritadas nem ao comportamento de ostentação, muito menos slogans religiosos usados contra as criaturas de Deus. "Temos fé que a oração muda a história dos povos. Os lugares de oração devem ser tendas de encontro, santuários de reconciliação, oásis de paz", acrescentou.

Oracao Paz2Para o Papa Leão, a cultura da reconciliação poderá superar a atual globalização da impotência, através do diálogo, da negociação e da cooperação. "Este é o apelo que nós, líderes religiosos, dirigimos de todo o coração aos governos. Fazemos eco do desejo de paz dos povos. [...] Devemos ousar buscar a paz! E se o mundo estiver surdo a este apelo, temos a certeza de que Deus ouvirá as nossas preces e os lamentos de tantos que sofrem. Porque Deus deseja um mundo sem guerra. Ele nos libertará deste mal!"

 

Cateq 2018

Calendario Cateq

horariomissas



Patriarcado