PARÓQUIA S. MIGUEL DE QUEIJAS

igreja1 vitral1 igreja2 Auditorio vitral2 vitral4 igreja3 vitral3 Slide Cspq1 Slide cspq7 Slide igreja4 Slide cspq3 Slide cspq5 Slide pinturas Slide cspq8 Slide vitral5 Slide cspq6 Slide cspq2 Slide cspq4

São José Operário

Jose operarioA Igreja Católica celebra no 1º de Maio a festa litúrgica de S. José Operário, como forma de associar-se à comemoração mundial do Dia do Trabalhador.

S. José foi desde cedo apresentado pela Igreja como símbolo e exemplo de pai e de trabalhador, tendo sido declarado patrono da Igreja universal em 1870, pelo papa Pio IX.

Esta celebração litúrgica foi instituída pelo Papa Pio XII, no dia 1 de Maio de 1955 e, diante de milhares de trabalhadores italianos, proferiu estas palavras: “Longe de despertar discórdia, ódios e violência, o 1º de Maio é e será um recorrente convite à sociedade moderna a realizar aquilo que ainda falta à paz social."

Sábias são também as palavras do Papa Francisco, a propósito de S. José Operário, que encontramos na Carta Encíclica sobre o cuidado da casa comum - Laudato Sì:

«E ao lado d'Ela [Maria], na Sagrada Família de Nazaré, destaca-se a figura de São José. Com o seu trabalho e presença generosa, cuidou e defendeu Maria e Jesus e livrou-os da violência dos injustos, levando-os para o Egipto.
No Evangelho, aparece descrito como um homem justo, trabalhador, forte; mas, da sua figura, emana também uma grande ternura, própria não de quem é fraco mas de quem é verdadeiramente forte, atento à realidade para amar e servir humildemente. Por isso, foi declarado protector da Igreja universal.
Também Ele nos pode ensinar a cuidar, pode motivar-nos a trabalhar com generosidade e ternura para proteger este mundo que Deus nos confiou.»   (Papa Francisco, in Laudato Sì, n.º 242)

S. José Operário, rogai por nós!

 

Cateq 2018

Calendario Cateq

horariomissas



Patriarcado