PARÓQUIA S. MIGUEL DE QUEIJAS

igreja1 vitral1 igreja2 Auditorio vitral2 vitral4 igreja3 vitral3 Slide Cspq1 Slide cspq7 Slide igreja4 Slide cspq3 Slide cspq5 Slide pinturas Slide cspq8 Slide vitral5 Slide cspq6 Slide cspq2 Slide cspq4

Decálogo dos Símbolos da Quaresma

mao_luz

1. A Quaresma é deserto. É solidão, jejum, austeridade, rigor, esforço, penitência, perigo, tentação.

2. A Quaresma é perdão. As histórias bíblicas de Jonas e de Nínive e a parábola do filho pródigo são alguns dos exemplos.

3. A Quaresma é encontro, é abraço de reconciliação como na parábola do filho pródigo ou na conversão de Zaqueu ou no diálogo de Jesus Cristo com a mulher adúltera.

4. A Quaresma é luz, como vemos na narração da cura do cego de nascença. É a passagem das trevas à luz. Jesus Cristo é a luz do mundo.

5. A Quaresma é saúde, símbolo manifestado em textos como a cura do paralítico ou do filho do criado do centurião.

6. A Quaresma é água. É a passagem da sede da nossa insatisfação à água viva, a água de Moisés para o povo de Israel no deserto ou de Jesus à mulher samaritana.

7. A Quaresma é a capacidade de ultrapassar e vencer todas as provações e dificuldades. É libertação, triunfo. Algumas personagens bíblicas sofrem graves perigos e vencem dificuldades como José, filho de Jacob, a casta Susana, Ester, o profeta Jeremias e, sobretudo, Jesus, tentado e transfigurado.

8. A Quaresma é cruz. Sinal e presença permanente durante todo este tempo. Prefigurada no Antigo Testamento e salientada com o exemplo de Jesus Cristo e com o seu convite a carregar com a cruz da vida como condição para ser seu discípulo.

9. A Quaresma é transfiguração. É a luz definitiva do caminho quaresmal, anunciada já na transfiguração de Jesus. “Pela cruz à luz”.

10. A Quaresma é o esforço por retirar o fermento velho e usar a LEVEDURA NOVA DA PÁSCOA RESSUSCITADA E RESSUSCITADORA, agora e sempre.

Margarida Fonseca

 

Cateq 2018

Calendario Cateq

horariomissas



Patriarcado