A Paróquia de Queijas está em festa. Estamos a celebrar o 25.º aniversário da dedicação da Igreja Matriz de S. Miguel Arcanjo.
A comunidade paroquial ao festejar esta efeméride, num ambiente de recatado recolhimento, oração e acção de graças, deseja louvar a Deus por tantos dons por Ele recebidos ao longo deste tempo. As Festas do Padroeiro – S. Miguel Arcanjo – já tiveram bem este timbre, que desejamos repetir ao longo deste ano pastoral e que culminará, no dia 8 de Dezembro de 2012, com a celebração das Bodas de Prata da Paróquia.
Neste Domingo, dia 16 de Outubro, tivemos a graciosa presença de vários sacerdotes, autoridades civis e religiosas. O Pastor da nossa Diocese, D. José Policarpo, que presidiu a esta efeméride e que, no decorrer da Eucaristia,
administrou o Sacramento do Crisma a 26 jovens da nossa Paróquia; o Pe. Gonçalves, que desde as origens acarinhou e ajudou a crescer esta comunidade e que hoje é o Pároco de Alhandra; o Superior Provincial dos Dehonianos, Pe. José Zeferino, responsável actual pela presença dos S.C.J. nesta Paroquia; o Pe. Nélio Gouveia, sacerdote Dehoniano; O Pe. Delmar, residente aqui em Queijas e responsável diocesano pela migração; a Ir. Maria da Conceição Ribeiro, Madre Geral da CONFHIC; a Ir. Josefina Santos, Superiora do Convento de Linda-a-Pastora e muitas outras religiosas desta Congregação; a Dr.ª Elisabete Oliveira, o Eng.º Ricardo Barros e o Eng.º Ricardio Lino - Vereadores da Câmara Municipal de Oeiras; a Dr.ª Eduarda Matos Godinho, Provedora da Santa Casa da Misericórdia de Oeiras; o Dr. Luís Lopes e vários representantes da Junta de Freguesia; o Dr. Alberto Machado, presidente do Agrupamento de Escolas Noronha Feio; o Sr. Jorge Vicente, Comandante dos Bombeiros de Linda-a-Pastora; bem como representantes da PSP de Queijas.
A celebração festiva inundou a alma e o coração
de toda assembleia. Foi muito agradável poder vivenciar a harmonia e o brilho das vozes de um grande coro que acolheu crianças, jovens e adultos para louvar a Deus, por este momento tão importante da nossa paróquia. As palavras que o nosso Pastor a todos dirigiu, ficaram bem gravadas no coração dos presentes e que o cântico de entrada poderia resumir: "Nós somos as pedras vivas do templo do Senhor."
No final da Celebração, o nosso pároco, Pe. Alexandre Santos, agradeceu a tão simpática presença do Pastor da nossa Diocese no nosso meio, felicitou-o pelo 50.º aniversário da Ordenação Sacerdotal e augurou-lhe vida longa,
saúde, fazendo votos de continuação de um profícuo ministério sacerdotal e episcopal.
Seguiu-se um pequeno mas agradável lanche-convívio, no Salão Paroquial, onde os presentes puderam conviver e estreitar laços de comunhão com o Sr. Cardeal-Patriarca e as demais autoridades civis e religiosas. A mesa reflectiu bem o ambiente festivo do momento, onde abundavam os doces e os salgados, os quais foram regados por alguns vinhos e refrigerantes. Chegado o momento de brindarmos, o Pe. Alexandre Santos fez servir um Porto de honra e aproveitou para prestar um copioso louvor ao Pe. José Gonçalves, primeiro pároco desta comunidade, pelo empenho, pelo trabalho e pela dedicação com que serviu esta Família durante tantos anos. E, em nome da Comunidade Paroquial, presenteou-o com uma volumosa e magnífica obra sobre a "Vida e obra de Miguel Ângelo".
Depois, dirigindo-se ao Sr. Cardeal-Patriarca,
como grande homem de fé, da cultura e do saber, em nome da Paróquia, ofereceu-lhe a obra completa de um dos grandes vultos poesia portuguesa do séc. XX – Sophia de Mello Breyner Andersen –, com quem D. José tantas vezes conviveu e de quem era amigo.
O dia foi caindo, convidando ao regresso a casa. A intensa alegria estampada no rosto e no olhar do grande número dos presentes, crismandos e família paroquial, era reflexo de que vale sempre a pena acolher os dons de Deus, semeá-los nos corações, aguardando que o Senhor os faça desenvolver e frutificar. "Quis ut Deus?" (Quem como Deus?), nos alvitraria o Arcanjo São Miguel.









