PARÓQUIA S. MIGUEL DE QUEIJAS

igreja1 vitral1 igreja2 Auditorio vitral2 vitral4 igreja3 vitral3 Slide Cspq1 Slide cspq7 Slide igreja4 Slide cspq3 Slide cspq5 Slide pinturas Slide cspq8 Slide vitral5 Slide cspq6 Slide cspq2 Slide cspq4
Encontro de CrismandosEsp046

A Festa do Crisma está próxima. Realizámos neste Domingo (09-10-2011) mais um encontro/retiro de preparação para o Sacramento da Confirmação, que ocorrerá no próximo Domingo, dia 16, com a presença do nosso Cardeal-Patriarca, D. José da Cruz Policarpo.

As actividades foram dinamizadas pelo nosso Pároco, Pe. Alexandre Santos, que orientou o grupo ao longo de todo o encontro, contando, naturalmente, com a colaboração da equipa de catequistas – D. Virgínia Pires, Filomena Moreno e Dora Vaz.

O encontro teve como principal desafio uma reflexão conjunta, orientada pelo Pároco, sobre o Sacramento do Crisma, designadamente, com referência ao seu papel no contexto dos demais Sacramentos e às relevantes manifestações simbólicas do Espírito Santo, que ocorrem nos textos bíblicos. É difícil imaginar o Espírito Santo; conhece-se sobretudo pelas suas manifestações. Cristo fala d'Ele 170 vezes e a sua imagem reflecte-se no próprio Jesus. Mas ao longo da Sagrada Escritura deparamo-nos com manifestações visíveis da sua presença: forte e imprevisto como o vento; como a brisa suave; quente e vivo como o fogo; misterioso e paciente como uma fonte a jorrar; amoroso como uma pomba; o homem, como casa do Espírito Santo; forte e perfumado como o óleo precioso...

Esta reflexão foi, também, animada por um pequeno trabalho de grupo realizado pelos crismandos, a partir de um excerto de José Tolentino Mendonça, sacerdote, escritor e pedagogo:

«Não é o conhecimento armazenado de um dia que nos pode servir de mapa, mas a meditação do que acontecer. Somos convocados a peregrinar, para aferir a profundidade no movimento, para vislumbrar através da incessante deslocação daquilo que permanece. O nosso olhar nem sempre aceita que é pobre, mas quando aceita, percebe finalmente aquilo que está dito num verso de Rainer Maria Rilke e em tantos outros lugares: 'A pobreza é um grande brilho que vem de dentro...'» (José Tolentino Mendonça, in Pai-Nosso que estais na Terra)

O trabalho e o debate permitiram estimular a segunda parte da nossa reflexão, sobre o papel do Crisma na vida do Cristão, os dons do Espírito Santo e os seus frutos. O nosso pároco deixou ainda alguns desafios aos crismandos focalizando a importância deste Sacramento na nossa vida, convidando-nos a invocar o Espírito do Senhor e a deixarmo-nos transformar por Ele:

"Senhor, cada um de nós é um candelabro para deixar passar a luz dos teus frutos que depositas no nosso coração. Não permitas que a nossa opacidade desfigure a Tua imagem e tolde a Tua claridade. Eu Te peço, Senhor, que o fogo do Teu Espírito seja tão intenso em mim, que toda a minha vida se torne fogueira onde os outros se possam aquecer e reconfortar."

Seguiu-se um momento de descontracção, Crisma2011de convívio e de avisos práticos, acompanhado pelo lanche partilhado, que reforça sempre o espírito de união de um grupo.

Ao final da tarde, na Igreja Paroquial de S. Miguel Arcanjo, encerramos o nosso encontro com a Oração de Vésperas, contando com a simpática presença do Grupo de Jovens e de alguns paroquianos da comunidade.

É de salientar a alegria e o entusiasmo que, ao longo de todo o encontro, foi evidente no rosto destes 27 crismandos.

Vem Espírito Santo!,
abre-nos à alegria da tua visita e envolve-nos no mistério do Teu amor.

Dora Alves

 

Cateq 2018

Calendario Cateq

horariomissas



Patriarcado