Matrimónio

cas11Ao contemplar a mulher que Deus lhe dera por companheira, Adão compreendeu que foram chamados a formar uma unidade exclusiva e duradoura: «O homem deixará pai e mãe para se unir à sua esposa, e serão os dois uma só carne.» (Gn 2,24).

Caríssimos Noivos,
A Aliança matrimonial, pela qual o homem e a mulher constituem entre si uma comunhão total de vida, recebe a sua força da própria criação – “Deus fê-los desde o princípio homem e mulher” (Gn 1,26) – mas para os cristãos é elevada à dignidade de sacramento da Nova Aliança.

Pelo sacramento do Matrimónio os esposos cristãos significam e participam no mistério da unidade e do amor fecundo entre Cristo e a Igreja.

Pelo consentil007mento irrevogável, os cônjuges entregam-se e recebem-se livremente um ao outro num amor uno, indivisível fiel e fecundo. O fim primário do matrimónio é a comunhão e a continuação responsável da vida. Os filhos são um dom inestimável do matrimónio e concorrem para a felicidade dos mesmos pais.

Pela comunhão de vida e de amor, já “não são dois, mas um só” (Mt 19,6). Que não separe nunca o homem o que Deus uniu.

É por isso conveniente aos noivos preparem-se para o Matrimónio Católico com uma formação específica para este Sacramento. A Paróquia de Queijas, juntamente com as paróquias vizinhas, organiza todos os anos cursos de preparação para o Matrimónio - CPM.  A Igreja de Carnaxide, pólo central desta animação, tem todos os anos dois momentos para esta preparação:

– mês de Março, às quartas-feiras – às 21h30 (Igreja de Carnaxide);
– mês de Maio, às quartas-feiras – às 21h30 (Igreja de Carnaxide).

Para a celebração do Matrimónio, deverão os noivos ter atenção o seguinte:

• Três meses antes da celebração do Matrimónio, devem dirigir-se ao cartório da Paróquia, onde a noiva reside, para dar início ao processo;
  • O Matrimónio tem também efeitos civis, pelo que se torna necessário organizar dois processos: civil e canónico;
  • O processo civil trata-se na Conservatória do Registo Civil da área de residência de um dos noivos. A Igreja onde será realizado o Matrimónio é da escolha dos noivos, uma vez obtida a anuência do respectivo Pároco;
  • Para o processo religioso, torna-se necessário apresentar as certidões de Baptismo, CC / BI e certificado para casamento passado pela Conservatória;
  • Para comprovar o acto, deverão ser indicadas duas testemunhas, vulgarmente designados por padrinhos, os quais deverão ser maiores de idade;
  • A certidão civil só têm validade de seis meses. Assim, concluído o processo civil, o Matrimónio tem seis meses para se efectuar.

«O homem não pode viver sem amor.
Se não descobre o amor,
l014

se não vai ao seu encontro,
se acaso o não experimenta ou assume como seu,
se não participa dele com todas as suas forças,

a sua vida não tem sentido.»

(João Paulo II, RH 18)

Prepara-te bem para o teu Matrimónio!

Vais Casar?

Participa na construção do teu Lar. Vem conversar connosco sobre estes temas:

– Uma comunidade de amor;
– Matrimónio Sacramento;
– Diálogo e gestos de amor;
– Fecundidade do casal;
– Nova situação, novas exigências;
– O Amor ao longo da vida;
– Sexualidade do Casal.

Participa no CPM:

– mês de Março (quartas-feiras: 21h30);
– mês de Maio (quartas-feiras: 21h30);
– Local: Igreja Paroquial de Carnaxide (Centro Cívico).

Contactos:

Tel. 214.246.110;

Organizado pelas paróquias: Carnaxide, Queijas, Outurela, Linda-a-Velha e Cruz-Quebrada