Via-Sacra Vicarial Oeiras/CascaisViasacra245

Queijas em Via-Sacra

A Via-Sacra é um caminho de amor. Percorrendo-a, celebramos a verdade essencial da fé: “Deus é Amor” (1Jo 4,16); “Porque Deus amou de tal modo o mundo que lhe deu o seu Filho Unigénito” (Jo 3,17).

Jesus revelou-nos, com factos e palavras, esse amor do Pai e disse-nos que “quem ama a sua vida, perde-a” e “quem entrega a sua vida pela salvação do mundo, ganha-a para sempre” (Jo 12,55). Deixou-nos finalmente o seu Espírito, para que vivamos como Ele.

Ao seguirmos os passos de Jesus, na Via-Sacra, fazemos memória da sua Paixão, que se prolonga na humanidade. Adoramos e retribuímos o amor de Jesus por nós, amando e servindo os membros do seu corpo místico, sobretudo os mais carenciados e desprotegidos. A celebração da Via-Sacra faz de nós “Verónicas” e “mães de Jerusalém” que enxugam lágrimas e consolam; “Cireneus” que aliviam o peso da cruz de quem sofre; “Marias e discípulos" que estão junto dos crucificados nos muitos e variados calvários deste mundo.

Muitos dos nossos irmãosViasacra081 das paróquias da Vigararia de Oeiras / Cascais reuniram-se na bonita tarde solarenga deste último Domingo - dia 20 de Março -, na Paróquia de Queijas, para percorrer também este caminho penitencial seguindo a reflexão das Obras de Misericórdia. Foi uma manifestação pública, profunda e sugestiva, de acompanharmos Jesus-Mestre, aceitando, também nós, o desafio de nos tornarmos instrumentos e agentes do seu amor até ao fim.

Madre Maria Clara do Menino Jesus, cujos restos mortais repousam na cripta do Oratório da CONFHIC, em Linda-a-Pastora (Queijas), e que no dia 21 de Maio será beatificada no Estádio do Restelo, é para nós hoje um exemplo encarnado e um desafio a acolhermos e a colocarmos em prática as Obras de Misericórdia. A seu exemplo, Jesus continua também à nossa espera para fazermos hoje, e não adiarmos, a via-sacra activa com as obras de misericórdia. Cada um de nós é assim interpelado a caminhar com Jesus e a d’Ele receber a força para viver a presença compassiva para com aqueles que caminham todos os dias a nosso lado.