SURFISTAS DO AMOR!
Acolhendo o desafio do papa Francisco, ao despedir-se dos jovens na JMJ Lisboa 2023, e a proposta do nosso Patriarca, os adolescentes das dioceses de Lisboa, Santarém, Setúbal, Portalegre-Castelo Branco e Leiria-Fátima peregrinaram até à Cova da Iria como resposta a este apelo. E claro, os adolescentes da nossa Paróquia não podiam faltar a este convite. Acompanhados pelos seus catequistas, acolheram grande com entusiasmo e alegria este desafio. Um dia inesquecível para todos eles!
Os secretariados da Catequese destas dioceses promoveram esta peregrinação contando com a presença de quase 6000 adolescentes, visando “proporcionar o aprofundamento sobre a identidade cristã e envolver os adolescentes na onda de alegria, fé experimentada na JMJ Lisboa 2023”.
Uma vez chegados à periferia de Fátima, foram distribuídos por onze locais diferentes, cada um com o nome de uma praia onde se pratica o surf. As equipas formadas por paróquias partiram em peregrinação, numa caminhada de 5 km, até ao Santuário de Fátima.
Os adolescentes da Paróquia de Queijas escolheram os locais referentes às "praias de surf" de Peniche, Osso da Baleia e Carcavelos e daí fizeram a sua peregrinação acolhendo os desafios propostos pela equipa de animação de cada percurso.
D. Rui Valério peregrinou também com eles, e aos jornalistas sublinhou que os jovens “recusam-se a olhar para a JMJ Lisboa 2023 como um evento que começou no dia 1 de agosto e terminou no dia 6 de agosto”. “Eles querem continuar a manter viva aquela chama do entusiasmo e sobretudo de união a Jesus que ali foi tão intensamente vivida. Cabe agora a nós conduzir no melhor caminho e no melhor sentido estas aspirações e estas expectativas da nossa gente, da nossa malta, dos nossos jovens”.
Após o almoço, teve lugar, no Auditório Paulo VI, um concerto da banda Missio, a que se seguiu a Missa, na Basílica da Santíssima Trindade, com o nosso Patriarca D. Rui Valério a dizer aos jovens que “Jesus é a prancha da minha vida”. “Somos surfistas do amor, da esperança e da amizade! É preciso ter prancha... Jesus é a prancha das nossas vidas e com Ele cavalgamos as ondas da vida!”, apontou. “Se eu viver em Jesus, somos capazes de cavalgar todas as ondas e há ondas muito complicadas”, afirmou ainda o Patriarca, lembrando que “da mesma forma que o surfista está unido à prancha, nós estamos unidos a Cristo pelo amor”.
Esta peregrinação inspirou-se na imagem que o Papa Francisco apresentou ao despedir-se dos voluntários da Jornada Mundial da Juventude, quando afirmou:
“Sede surfistas do amor! Seja o serviço da JMJ a primeira de tantas ondas boas; cada vez sereis levados mais alto, mais perto de Deus, e isto permitir-vos-á ver duma perspetiva melhor o vosso caminho”.
Sob a proteção de Maria, surfemos as ondas do amor misericordioso de Seu Filho. Jesus é a nossa onda!