Festas de S. Miguel de Queijas 2019

SMig2019aSetembro é mês de Festa na Vila de Queijas. Celebramos o nosso Padroeiro, São Miguel Arcanjo, o Anjo dos supremos combates e protector da Santa Igreja. O seu nome é tradicionalmente interpretado como uma pergunta retórica: «Quem como Deus?», símbolo de humildade perante Deus. A mesma humildade com que o povo de Queijas, há 33 anos, a 28 de Setembro de 1986, via dedicada a sua Igreja pelo então Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. António Ribeiro. “Nós Somos as Pedras Vivas do Templo do Senhor” – verso que continua a ecoar, ainda hoje, ao evocarmos estas três décadas de história, numa contínua acção de graças pela abundância dos dons de Deus derramados nesta comunidade cristã.

Em ambiente de exultante alegria e fraterna comunhão, fomos neste Domingo, dia 29 de Setembro de 2019, abençoados com presença de Sua Eminência Reverendíssima o Sr. Cardeal D. Oswald Gracias, Arcebispo de Bombaim e presidente da Conferência Episcopal da Índia, que se fez acompanhar de alguns membros do Episcopado indiano – D. Dominic Savio Fernandes, D. John Rodrigues, D. Allwyn D’Silva e D. Barthol Barretto,SMig19a Bispos Auxiliares da Arquidiocese de Bombaim e, ainda, D. Elias Gonsalves, Arcebispo de Nagpur e Administrador Apostólico da Diocese de Amravati. Foi com grande felicidade que o nosso Reverendo Pároco, Pe. Alexandre Santos, deu as boas-vindas a esta comitiva tão estreitamente ligada à cultura portuguesa e à história da nossa nação.

Com a graça de Deus, a manhã ficou igualmente marcada pela inauguração das novas acessibilidades ao edifício da Igreja Matriz e ao Centro Social Paroquial, pensadas e concretizadas pelo nosso Prior, Pe. Alexandre Santos, nosso Pastor desde o ano de 2001 e cuja dedicação abnegada à comunidade é reconhecida por unanimidade. O Centro Social Paroquial de São Miguel de Queijas tem actualmente, no seu Lar de Idosos, 50 utentes residentes, aos quais se acrescentam 50 utentes do Centro de Dia. A equipa do Centro presta, ainda, apoio domiciliário a 37 utentes, números que traduzem a importância social desta Instituição a esta Vila de Queijas. As novas acessibilidades, bem como o novo espaço do Refeitório e da Cozinha, foram inauguradas e benzidas por D. Oswald Gracias, com a presença do Rev. Pe. Alexandre Santos, do Ex.mo Sr. Presidente da Câmara Municipal de Oeiras, Dr. Isaltino Morais, e do Ex.mo Sr. Presidente da União das Freguesias de Carnaxide e Queijas, Dr. Inigo Pereira. SMig28aTodos estes melhoramentos irão trazer um maior conforto e eficiência no serviço a prestar a todos os nossos utentes e, sobretudo, melhores e imprescindíveis condições de segurança. A manhã terminou com um Carcavelos de honra, sob um sol radiante de início de Outono, antevendo um delicioso almoço no novo refeitório e a tradicional Procissão pelas ruas da Vila, manifestação pública de Fé da nossa comunidade que acolheu milhares de fiéis de outras localidades.

Na nossa mente e no nosso coração, ficou gravado o Evangelho proclamado nesta manhã, pautado pelo contraste entre a vida terrena do rico avarento e a do pobre Lázaro. Que consigamos sempre, com a intercessão de São Miguel Arcanjo e da Mãe do Céu, pautar nossa vida pela Palavra de Deus. Vivendo numa atitude de despreendimento e de humildade, saibamos fazer bom uso dos bens deste mundo e, assim libertos, possamos um dia chegar ao seio de Abraão que é o Reino dos Céus.

João Borba Martins

Perfil pastoral dos Bispos indianosSMig2019 que nos visitaram

1. Cardeal Oswald Gracias, Arcebispo de Bombaim, Presidente da Conferência Episcopal Católica da Índia (CBCI), Conselho de Conselheiros Cardeais do Santo Padre Francisco, Membro de várias Congregações Vaticanas e Dicastérios. Seu lema episcopal: "Reconciliar todas as coisas em Cristo".

2. Dom Dominic Savio Fernandes, Bispo Auxiliar de Bombaim e Secretário do Conselho dos Bispos da Região Oeste, Vigário Apostólico dos Leigos, da Família e das Comissões Femininas da Arquidiocese de Bombaim.

3. Dom John Rodrigues, Bispo Auxiliar de Bombaim, Membro da Comissão da Conferência Episcopal Católica da Índia para a Bíblia e Reitor da Basílica de Nossa Senhora do Monte.

4. Dom Allwyn D'Silva,SMig16a Bispo Auxiliar de Bombaim, Membro do Departamento de Justiça, Paz e Desenvolvimento da Conferência Episcopal Católica da Índia e Chefe do Departamento do Ministério dos Estabelecimentos Prisionais da Índia e Presidente da Comissão de Ecologia da Índia. Presidente do Consórcio de Educação em Direitos Humanos do Sul da Ásia; Presidente da Iniciativa de Mumbai sobre Educação em Direitos Humanos; Membro da Comissão de Justiça e Paz da Ásia.

5. Dom Barthol Barretto, Bispo Auxiliar de Bombaim, Responsável pelas Comunicações Sociais do Conselho Episcopal da Região Oeste, e das Pequenas Comunidades Cristãs, Juventude e Renovação Carismática Católica.

6. Dom Elias Gonsalves, Arcebispo de Nagpur, Administrador Apostólico da Diocese de Amravati, Membro da Comissão Conferência Episcopal Católica da Índia para Migrantes, Presidente do Conselho Episcopal da Educação Católica da Região Oeste.

SMig2019d