Taizé, uma experiência única

Taize2019

De mochila às costas e o coração a transbordar de alegria, partiram na manhã do dia 17 de Agosto 37 jovens da Paróquia de Queijas em peregrinação a Taizé.

Quem nunca ouviu falar de Taizé? Taizé ecoa no coração de qualquer cristão como uma experiência única que consegue cativar milhares de jovens de todo o mundo com a sua proposta de oração e simplicidade de vida. Aqui vive-se um cristianismo reduzido ao essencial, onde se aprende a viver com pouco, a fazer silêncio e a necessidade de rezar de uma forma bela e participativa.

Peregrinar a Taizé significa ser convidado a uma procura de comunhão com Deus através da oração comunitária, cânticos, silêncio, meditação pessoal e partilha. Taizé pode ajudar a olhar a vida de outra forma, a encontrar uma grande diversidade de pessoas e a reflectir sobre o nosso empenho na Igreja e na sociedade. No coração de Taizé encontra-se uma paixão por Jesus e pela sua Igreja.

Taize20

COMUNIDADE ECUMÉNICA DE TAIZÉ

Fundada em 1940 pelo irmão Roger Schutz (1915 – 2005), a comunidade Ecuménica de Taizé tem como princípio orientador a reconciliação entre os povos e religiões, e começou por acolher perseguidos políticos, judeus e prisioneiros, no contexto da Segunda Guerra Mundial.

Taize19

O fundador desta comunidade fala-nos desta intuição carismática: «Penso que, desde a minha juventude, nunca perdi a intuição de que uma vida em comunidade pode ser um sinal de que Deus é amor; só amor. Pouco a pouco crescia em mim a convicção de que era essencial criar uma comunidade de homens decididos a dar toda a sua vida, e que procurassem sempre compreender-se mutuamente e reconciliar-se: uma comunidade onde a bondade do coração e a simplicidade estivessem no centro de tudo.» (Irmão Roger, Deus só pode amar, pág. 40)

Hoje, são cerca de 100 monges que vivem em Taizé, procurando cumprir este carisma através da promoção da unidade entre os cristãos, sobretudo junto das novas gerações.

Taizé: para aprofundar a sua história e os seus inícios: https://www.taize.fr/pt_article6564.html