«Maria levantou-se e partiu apressadamente» (Lc 1, 39)

JMJ LisboaO Papa Francisco anunciou na manhã deste Domingo (23-06-2019), aos jovens participantes no XI Fórum Internacional da Juventude, o tema para as Jornadas Mundiais da Juventude de 2022.

«A próxima edição internacional da JMJ será em Lisboa, em 2022. Para esta etapa de peregrinação intercontinental dos jovens escolhi como tema Maria levantou-se e partiu apressadamente.» (Lc 1, 39)

O Papa manifestou a intenção de que este tema promova uma harmonia entre o itinerário para a JMJ 2022 e o caminho da Igreja após o Sínodo dedicado às novas gerações que ocorreu em Outubro de 2018.

Afirmou o papa: «desejo que haja uma grande sintonia entre o itinerário para a JMJ de Lisboa e o caminho pós-sinodal. Não ignorem a voz de Deus, que impele a levantar e seguir os caminhos que Ele preparou para vocês. Como Maria, e junto com ela, sejam portadores da sua alegria e do seu amor, todos os dias.»

O Papa, dirigindo-se aos jovens deste XI Fórum Internacional da Juventude, sublinhou que eles são o hoje de Deus, o hoje da Igreja, destacando: «A Igreja tem necessidade de vós para ser plenamente ela própria. Como Igreja, sois o Corpo do Senhor Ressuscitado presente no mundo. Peço-vos que vos lembreis que sois membros de um único corpo, estais ligados uns aos outros e não sobrevivereis sozinhos.»

As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude. Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível diocesano no Domingo de Ramos, alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos, numa grande cidade.

As edições internacionais destas jornadas promovidas pela Igreja Católica são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana em torno do seu Pastor, o Papa. Foram estas dioceses que já acolheram este grande evento mundial:

1987 – Buenos Aires (Argentina)
1989 – Santiago de Compostela (Espanha)
1991 – Czestochowa (Polónia)
1993 – Denver (EUA)
1995 – Manila (Filipinas)
1997 – Paris (França)
2000 – Roma (Itália)
2002 – Toronto (Canadá)
2005 – Colónia (Alemanha)
2008 – Sidney (Austrália)
2011 – Madrid (Espanha)