Encerramento da Catequese

Ermida NSBViagemAproxima-se o final do ano escolar, bem como o ano catequético. No próximo Domingo, dia 23 de Junho, vamos encerrar o nosso ano Catequético junto à Ermida de Nossa Senhora da Boa Viagem, no Jamor.

É este o PROGRAMA:
Crianças (1º ao 6.º volumes) e suas famílias devem estar presentes – junto às Piscinas do Jamor – às 9h30, para o início das atividades programadas pelos catequistas;
Adolescentes (7.º ao 10º volumes) devem comparecer às 9h00, na Igreja de Queijas, para o início de um peddy paper até à Ermida de Nossa Senhora da Boa Viagem. (Para as suas famílias o ponto de encontro é na Ermida, às 12h00, para a Eucaristia);
– 12h30: MISSA campal, junto à Ermida de Nossa Senhora da Boa Viagem (não haverá a missa das 11h45 na Igreja);
– 13h30: Almoço partilhado – tipo picnic – e fraterno Convívio.

NB: Esta atividade é dirigida a todos, mesmo para os que têm maiores dificuldades de locomoção. Haverá, por isso, a partir das 11h00 a possibilidade da entrada de veículos pelo portão oeste (estrada N6.3 – bombas da Galp), junto à Ermida de Nossa Senhora de Boa Viagem.

Conto com a tua presença, com a tua alegria e boa disposição para que, em comunidade, possamos louvar e agradecer tantos dons que recebemos do Senhor ao longo deste ano.

Ermida de Nossa Senhora da Boa Viagem

É uma pequena capela – construída em 1734 –, no local onde existiu outrora o Convento de Nossa Senhora da Boa Viagem. Em 1834, devido à extinção das ordens religiosas pelo governo liberal, este convento foi abandonado e mais tarde demolido, restando apelas esta ermida, cuja padroeira era muito venerada pelos pescadores.

Localizada na mata do Complexo Desportivo do Jamor, esta ermida foi local de grandes peregrinações, votos e oferendas. A atual capela, que mudou de sítio, aquando das obras do Estádio Nacional, tem a fachada principal revestida a azulejos do séc. XVII-XVIII, e um pequeno alpendre. Este imóvel, de valor concelhio, foi classificado em 19 de Março de 2004.