PARÓQUIA S. MIGUEL DE QUEIJAS

igreja1 vitral1 igreja2 Auditorio vitral2 vitral4 igreja3 vitral3 Slide Cspq1 Slide cspq7 Slide igreja4 Slide cspq3 Slide cspq5 Slide pinturas Slide cspq8 Slide vitral5 Slide cspq6 Slide cspq2 Slide cspq4

30.º Aniversário da Paróquia de Queijas

30aniversarioA 8 de Dezembro de 2017, Solenidade da Imaculada Conceição da Virgem Santa Maria, Padroeira de Portugal, a Paróquia de Queijas completou o seu 30.º Aniversário.

Três décadas de história desde o dia 8 de Dezembro de 1987, em que D. António Ribeiro, Cardeal-Patriarca de Lisboa, elevou à condição de Paróquia a dedicada comunidade cristã de Queijas, desta nossa querida terra que, curiosamente, apenas cinco anos volvidos viria a ser elevada a Freguesia e, em 2001, a Vila de Queijas.

Como sabiamente nos transmitiu S. João Paulo II (Christifideles Laici, 26), “a comunhão eclesial, embora possua sempre uma dimensão universal, encontra a sua expressão mais imediata e visível na Paróquia: esta é a última localização da Igreja; é, em certo sentido, a própria Igreja que vive no meio das casas dos seus filhos e das suas filhas”. De facto, esta comunhão em Cristo é o pilar mais intrínseco e o fio condutor da nossa bonita História.

Neste Domingo, 10 de Dezembro de 2017, tivemos a graça de viver um dos seus dias mais belos. D. Manuel Clemente, Cardeal-Patriarca de Lisboa, veio visitar-nos para celebrar connosco esta efeméride, confirmando na fé sessenta e um irmãos da nossa Comunidade. Recebendo os dons do Espírito Santo, estes jovens comprometeram-se, perante o Senhor e a comunidade, a serem membros vivos da Igreja. Que magnífico sinal de vida da nossa Paróquia!

Esta celebração festiva inundou a alma e o coração de toda assembleia que contou também com a presença do Pe. José Agostinho de Sousa, Superior dos Sacerdotes do Coração de Jesus; da Ir. Maria da Glória dos Santos, Superiora do Convento de Linda-a-Pastora, e outras religiosas da Congregação das Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição; do Dr. Isaltino Morais, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras; da Dr.ª Elisabete Oliveira, Presidente da Assembleia Municipal de Oeiras; do Dr. Inigo Pereira, Presidente da União das Freguesias de Carnaxide e Queijas; entre outras entidades civis e religiosas.

Foi muito agradável poder vivenciar a harmonia e o brilho das vozes de um grande coro que acolheu adolescentes, jovens e adultos para louvar a Deus, por este momento tão importante da nossa comunidade. As palavras que o nosso Pastor a todos dirigiu, ficaram bem gravadas no coração dos presentes e que o refrão deste cântico poderia bem resumir: "Nós somos as pedras vivas do templo do Senhor."

Prolongando o clima de intensa alegria, seguiu-se um agradável lanche-convívio, no Salão Paroquial, onde os presentes puderam conviver com o nosso Cardeal-Patriarca e as demais autoridades civis e religiosas.

Chegado o momento de brindarmos, o nosso pároco, Pe. Alexandre Santos, fez servir um Porto de honra, aproveitando para agradecer a presença de todos, recordando que este 30.º aniversário da Paróquia é uma oportunidade para estreitarmos a nossa comunhão com Cristo e com os irmãos, ajudando a construir uma comunidade mais viva e mais fraterna.

Que Nossa Senhora da Imaculada Conceição conforte e reforce os dons de Pastor do Padre Alexandre e do nosso Patriarca, D. Manuel, e que São Miguel Arcanjo, nosso Padroeiro, nos continue incessantemente a fazer crescer no amor e no serviço de Deus, alcançando d’Ele a graça de perseverar até ao fim, para que possamos estar eternamente na Sua presença

João Borba Martins

 

Cateq 2018

Calendario Cateq

horariomissas



Patriarcado