D. Manuel Clemente entre nós

DomManuel15O bem precioso do Matrimónio e da Família – novos desafios

A Paróquia de Queijas acolheu, ontem, dia 27 de abril, no seu Auditório, uma oportuna conferência do Senhor Cardeal-Patriarca em que abordou o bem precioso do Matrimónio e da Família perante os novos desafios que a sociedade atualmete enfrenta.

D. Manuel Clemente dirigiu-se, com efeito, a um auditório repleto, desafiando os presentes a colaborar, com ânimo redobrado, na concretização de uma "Igreja de chave familiar", em que a família deve ser encarada e vivenciada como prioridade na (re)organização da nossa sociedade e, por essa via, de levarmos o sonho missionário aos quatro cantos do mundo.

Conduzindo a sua preleção – com simplicidade, mas sempre com muita profundidade eclesial e conhecimento de causa – o Senhor Cardeal-Patriarca guiou-nos através dos fundamentos conciliares e sinodais da caminhada da Igreja ao longo dos séculos, sublinhando, a esse propósito, a relevância decisiva de prosseguirmos, hoje, a missão cristã de fazermos da "Igreja uma família de famílias", conforme nos interpelava S. João Paulo II – na Familiaris Consortio, rejeitando o individualismo estéril ou a alienação da pessoa humana na massificação dos grandes números.

Demos, assim, graças a Deus Nosso Senhor pelo bem precioso do Matrimónio – que deve acontecer "no Senhor" – e da Família, enquadrado magnificamente pelo nosso Bispo, em estreita e amiga comunhão com a vontade do Santo Padre, agradecendo, por fim, em particular, a todos os que puderam assistir e participar nesta conferência na nossa Paróquia.

Bem haja, D. Manuel, pelas interpelações que nos deixou e pelo estímulo que nos faz crescer em Igreja, família de famílias!

Gonçalo e Marta