PARÓQUIA S. MIGUEL DE QUEIJAS

igreja1 vitral1 igreja2 Auditorio vitral2 vitral4 igreja3 vitral3 Slide Cspq1 Slide cspq7 Slide igreja4 Slide cspq3 Slide cspq5 Slide pinturas Slide cspq8 Slide vitral5 Slide cspq6 Slide cspq2 Slide cspq4

Peregrinação a Fátima

fatima2aUm grupo da Paróquia de Queijas está a organizar, uma vez mais, de 30 de Abril a 2 de Maio de 2015, uma peregrinação a pé à Cova da Iria. Vens Connosco?

Estão abertas as inscrições. Os interessados devem enviar um e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. e solicitar toda a documentação. Será enviado o Regulamento e a Ficha de Inscrição. Pode também obter todos estes documentos e proceder à sua inscrição na Secretaria da Igreja de Queijas.

"O peregrino é aquele que, num determinado momento da vida, tempo de procura, de inquietação, de desejo e atracção, se põe a caminho em busca de uma nova verdade de si mesmo. A peregrinação envolve a pessoa toda, o passado, o presente e o futuro, a racionalidade, os sentimentos e a busca da beleza. Supõe uma atitude humilde e confiante, de quem volta a acreditar na vida, porque a procura numa nova síntese. É atitude desprendida, que supõe austeridade e mesmo penitência. Peregrinar é aceitar contentar-se, durante um tempo, com o estritamente necessário. O peregrino é atraído por uma força interior e conduzido por uma luz superior. A peregrinação gera a harmonia da tranquilidade e da paz. (...) A peregrinação não é uma fuga das realidades concretas do dia-a-dia. É antes um retomá-las todas à luz da Páscoa de Cristo." (D. José Policarpo)


Regulamento Geral

Introdução
A Peregrinação será aquilo que cada um dos peregrinos quiser que ela seja, depende de todos e cada um. Assim, não importa ter uma boa organização se os peregrinos não colaborarem com ela, não importa o esforço de uns, se outros estiverem apenas a pensar em si e sobretudo não importa ser o primeiro a chegar se um de nós ficar para trás. Partimos todos e chegamos todos.

Vamos dar um testemunho de comunhão, de união, de fé, de que queremos ser uma imagem viva da Igreja de Deus, peregrina nesta terra para a casa de Deus Nosso Pai. Vamos mostrar que somos verdadeiros peregrinos, e que queremos dar testemunho da nossa alegria pelas graças recebidas de Deus, por intermédio de Maria Nossa Mãe.

Faremos uma peregrinação e não um passeio com amigos. Vamos, juntos, viver estes dias com alegria e vamos manter e respeitar o espírito de recolhimento, de oração e fé que cada um escolha para si próprio para além dos momentos em comum.

Descrição
A Peregrinação a Fátima 2015, terá lugar entre os dias 30 de Abril e 2 de Maio (saída prevista para o dia 29 à noite, a confirmar). Está aberta a todos os membros da comunidade, com mais de 14 anos, que partilhem do espírito peregrino.

O percurso a pé baseia-se no Caminho do Tejo (parcialmente sobreposto ao Caminho de Santiago), totalizará aproximadamente 96km, divididos em 3 dias de caminhada, sendo maioritariamente caminho fora de estrada.

Os participantes assumem a responsabilidade de estar física e clinicamente aptos a participar na peregrinação e de contribuírem para que exista um ambiente saudável e de boa disposição necessário para o objectivo principal: Partimos todos e chegamos todos!

Organização
A organização da peregrinação é assegurada por um grupo de pessoas com experiência na organização logística deste tipo de eventos.

Compete à organização o transporte dos peregrinos desde Queijas ao local de partida do caminho (Azambuja) e regresso desde o Santuário de Fátima até Queijas, o fornecimento da alimentação (pequeno-almoço, reforço, almoço, lanche e jantar); local de dormida; o transporte de bagagens e material de apoio; a definição das etapas, percursos e horários; o contacto prévio com os diferentes agentes, nomeadamente as diferentes forças da GNR, PSP, Bombeiros, Cruz Vermelha, Paróquias e outros ao longo do percurso; a tomada de decisões sempre que surjam imprevistos ou não existam consensos no colectivo ou seja julgado necessário.

As decisões da organização são soberanas e sempre tomadas no sentido do melhor interesse dos peregrinos.

A organização (identificada com colete refletores laranjas) acompanhará no terreno e de forma próxima, todas as jornadas, com os meios necessários para prestar o apoio indispensável aos peregrinos.

A organização não se sente responsável por manter na peregrinação, alguém que não tenha um comportamento adequado e digno de uma peregrinação. Caso se verifiquem tais situações, a organização reserva o direito de convidar os intervenientes a abandonar a peregrinação.

Peregrinos
Todos os peregrinos devem:
• ter sempre consigo os documentos fundamentais de identificação;
• ter sempre consigo os seus medicamentos;
• usar roupa e calçado apropriado;
• evitar levar objectos de valor (relógios, etc)
• cumprir os horários estipulados;
• acatar as orientações;
• ajudar os outros;
• procurar ter espírito positivo;
• respeitar o espaço dos outros;
• ter um comportamento digno e educado;
• deixar os locais de passagem e dormida em condições iguais ou melhores às encontradas;
• participar dos desafios propostos em cada jornada;
• ajudar a organização sempre que seja necessário;
NB: Dada a característica do evento, não é aconselhável o uso de telemóvel pelo que durante os períodos de caminhada se solicita a todos que mantenham o telemóvel desligado ou pelo menos em silêncio.

Em caminhada
A principal preocupação na organização é promover a segurança de todos pelo que se exige o estabelecimento de regras na caminhada. Por esse motivo estabelecesse:

• É obrigatório o uso do colete reflector de cor amarela, distribuído pela organização a todos os peregrinos;

• Dentro do grupo, serão nomeados alguns peregrinos que terão a tarefa de serem elo de ligação à organização. Esses peregrinos estarão identificados com colete laranja;

• O conjunto, caminhará sempre que possível como grupo único e nas zonas de estrada, o conjunto caminhará sempre em fila indiana e na berma esquerda da estrada;

• Caso um elemento necessite de ajuda, um dos elos de ligação deve permanecer junto até chegada de um elemento da organização e/ou necessários meios;

• Havendo algum problema de saúde, devem informar de imediato um elemento da organização para que sejam accionados os meios de intervenção necessários.


Programa

JORNADA 0:  Queijas - Azambuja
29 de Abril - 21:00h - Partida de Autocarro para Azambuja
22:00h Chegada prevista a Azambuja
22:30h Receção aos Peregrinos
Reflexão e Oração da noite
23:45h Dormida no Centro Social Paroquial da Azambuja
00:00h Silêncio

JORNADA 1:  Azambuja – Santarém (35Km)
30 de Abril 07:00h Despertar
07:30h Pequeno-Almoço
08:00h Oração
08:15h Briefing de Partida
08:30h Lançamento do Tema de Reflexão do dia

Início da Caminhada
10:00h Chegada ao Campo de Voo Alqueidão (7,3Km) – Paragem 15min – Reforço
12:30h Chegada a Valada (16,4Km) – Paragem para Almoço
15:00h Partida
17:00h Reabastecimento (24,7Km) – Paragem 15min – Reforço
19:00h Chegada prevista a Santarém (32,8Km)
20:00h Jantar
22:00h Reflexão e Oração da noite
22:30h Dormida no Seminário de Santarém
23:00h Silêncio

JORNADA 2:  Santarém – Nascente do Alviela (30 Km)
1 de Maio 06:00h Despertar
06:30h Pequeno-Almoço
06:50h Oração
07:00h Lançamento do Tema de Reflexão do dia

Início da Caminhada
08:45h Chegada ao Parque de Merendas entre Besteira – Azóia de Baixo (6,3Km) Paragem 15min – Reforço
11:30h Chegada a Advagar (14,7Km) – Paragem para Almoço
15:00h Partida
17:00h Chegada a Arneiro das Milhariças (21,1Km) – Paragem 15min – Reforço
18:30h Chegada prevista a Nascente do Alviela (28,1Km)
19:30h Missa Campal
20:00h Jantar
21:45h Reflexão e Oração da noite
22:00h Dormida no Centro de Alojamento do Centro de Ciência Viva do Alviela
23:00h Silêncio

JORNADA 3:  Nascente do Alviela – Fátima (31 Km)
2 de Maio 06:00h Despertar
06:30h Pequeno-Almoço
06:50h Oração
07:00h Lançamento do Tema de Reflexão do dia

Início da Caminhada
09:00h Chegada a Covão do Feto - Paragem 15min – Reforço
11:00h Chegada a Minde – Paragem para Almoço
14:00h Partida
16:00h Chegada a Giesteira – Paragem 15min – Reforço
18:00h Chegada prevista ao Santuário de Fátima
20:00h Jantar
21:30h Reflexão e Oração da noite na Capelinha das Aparições
Dormida no Centro Pastoral Paulo VI

JORNADA 4:  Santuário de Fátima
3 de Maio 09:00h Despertar
09:30h Pequeno-Almoço
11:00h Eucaristia
13:00h Almoço Livre
16:00h Partida em autocarro para Queijas
18:00h Chegada prevista a Queijas

NOTA: Não se prevendo alterações ao programa, caso inevitáveis serão comunicadas a todos os inscritos.


Inscrições
Existe um número limitado de inscrições. Todas as inscrições serão feitas na secretaria da Igreja de Queijas. Serão aceites por ordem de inscrição, após pagamento, prevalecendo a data e hora de entrega na secretaria da ficha de inscrição e respetivo comprovativo de pagamento. Caso seja superado o número de vagas disponibilizadas, as inscrições excedentes serão incluídas numa lista de espera, sendo numeradas pelo mesmo método. Caso se verifique alguma desistência, os inscritos em lista de espera serão contactados por essa ordem.

Os peregrinos podem colocar qualquer dúvida que entendam pertinente através do e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou através do telefone: 932 035 406 ou 912 193 923

Todos os pagamentos, serão feitos através de transferência bancária (ou depósito) para o NIB: 0033 0000 45460176365 05

NOTA: A conta para onde serão feitos os pagamentos das inscrições, foi criada propositadamente para o efeito, em concordância com o Sr. Padre Alexandre Santos. A todos os inscritos, será possibilitado o acesso ao extracto de movimentos.

• Início do período de Inscrições: 14 de Janeiro de 2015
• Data limite para inscrição: 27 de Fevereiro de 2015
• Preço por Peregrino: 110,00 €uros

Incluído no preço estão todas as dormidas, refeições (exceto almoço de dia 3 de Maio em Fátima), apoio logístico, transporte da bagagem, apoio básico de enfermagem e cuidados de saúde necessários à peregrinação, seguro de peregrino, credencial do peregrino, transporte até Azambuja e regresso de Fátima até Queijas.

O pagamento do valor de inscrição pode ser parcelado em 3 pagamentos (assinalar na inscrição)
1º pagamento no valor de 40€ no ato de inscrição (deixar comprovativo com a ficha de inscrição)
2º pagamento até 15 de Março no valor de 35€
3º pagamento até 15 de Abril no valor de 35€

Enviar comprovativos para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Preparação Física
A condição física de cada peregrino é da sua exclusiva responsabilidade. É aconselhável a todos que consultem previamente o seu médico de família, que expliquem a intenção de participar na peregrinação e que avaliem em conjunto a sua própria capacidade.
Aconselhamos uma preparação física prévia, com caminhadas aumentando progressivamente a distância e a dificuldade (onde deve ser incluída uma caminhada com 30kms, similar às distâncias das jornadas previstas), de forma a reduzir as dificuldades durante a peregrinação.

Bagagem
Durante a caminhada, cada peregrino deve levar apenas uma pequena mochila com o essencial para a caminhada do dia com por exemplo: uma garrafa de água, frutos secos e açúcar, protector solar, chapéu, etc. O peso excessivo da mochila irá desgastar o peregrino desnecessariamente.

A organização providência meios para que a bagagem de cada peregrino o aguarde no local de dormida. Cada peregrino deve levar o estritamente necessário (produtos de higiene, toalha, roupa, etc), o seu próprio saco‐cama e um colchonete para a primeira noite. Tudo deve estar devidamente identificado.

Informação sobre os locais de dormida
Os locais onde vamos dormir, não são nossos mas vamos fazer como se fossem a nossa casa, vamos deixá‐los iguais ou mais limpos do que quando lá entramos. Não deitar lixo para o chão, manter limpas as casas de banho, deitar o lixo nos locais próprios e não no chão ou nas sanitas. A limpeza e o asseio são o maior testemunho que podemos dar, para os donos de cada lugar e para com aqueles com quem estamos. Sempre que algo não esteja bem deve ser comunicado à organização para que possível resolver o problema.

1ª Noite – Azambuja – Centro Social Paroquial da Azambuja
• Salas de aulas. Necessário colchonete, saco‐cama e toalha de banho

2ª Noite – Santarém – Seminário de Santarém
• Quartos (3 a 4 camas) e Pequenas Camaratas. Necessário, saco‐cama e toalha de banho

3ª Noite – Foz do Alviela – Centro de Alojamento do Centro de Ciência Viva do Alviela
• Regime de camarata/beliche. Necessário saco‐cama

4ª Noite – Fátima – Centro Pastoral Paulo VI – Abrigo de Peregrinos
• Regime de camaratas. Necessário saco‐cama e toalha de banho

Após o encerramento do período de inscrições, todos os inscritos serão contactados e será marcada uma reunião para esclarecimento de dúvidas, informações e preparação da peregrinação.

Organização e Contatos:

- Aníbal Veiga 932 035 406
- Inês Gomes 912 193 923
- Luís Santos 964 052 042
- Secretaria 214 254 100

- E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
- Facebook: www.facebook.com/PeregrinosdeQueijas

 

Cateq 2018

Calendario Cateq

horariomissas



Patriarcado