PARÓQUIA S. MIGUEL DE QUEIJAS

igreja1 vitral1 igreja2 Auditorio vitral2 vitral4 igreja3 vitral3 Slide Cspq1 Slide cspq7 Slide igreja4 Slide cspq3 Slide cspq5 Slide pinturas Slide cspq8 Slide vitral5 Slide cspq6 Slide cspq2 Slide cspq4
Faleceu Eduardo Nery (1938-2013)nery2

O artista plástico Eduardo Nery, que é o autor dos belos vitrais da nossa Igreja Paroquial de Queijas, faleceu hoje dia 2 de Março de 2013, em Lisboa, vítima de "causa súbita".

Eduardo Nery, de 74 anos, que em 2012 foi condecorado pelo Presidente da República como Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique pela sua obra, é mais conhecido pela sua obra de pintura, tendo realizado dezenas de exposições em vários pontos do país e no estrangeiro, mas também desenvolveu trabalhos em outras áreas, como a fotografia ou a gravura.

Nasceu na Figueira da Foz em 1938. Frequentou a Escola Superior de Belas Artes de Lisboa. Pintor abstratizante, de feição geométrica, foi influenciado pelo construtivismo, cubismo e dadaísmo. Estudou tapeçaria com Jean Lurçat, em França. É autor de cartões de inúmeras tapeçarias, de pinturas murais e painéis cerâmicos. Das exposições em que esteve presente, em todo o mundo, destacam-se a II, III e IV Bienais de Tapeçaria de Lausanne. O seu trabalho em azulejo ficou mais conhecido através da obra na estação do Campo Grande do Metropolitano de Lisboa.

Deu um importante contributo para a promoção da arte produzida por autores "fora dos circuitos culturais" e fazia parte direcção da Associação Portuguesa de Arte Outsider.

Tapeçaria, pintura mural, colagem ou vitral foram outras áreas onde marcou presença e da extensa lista de exemplos de trabalhos apresentada no seu site na internet constam participações em exposições em diversos países de Espanha ou Alemanha ao Egipto, Brasil ou EUA.

R. I. P.   Paz à sua alma!

 

Cateq 2018

Calendario Cateq

horariomissas



Patriarcado