PARÓQUIA S. MIGUEL DE QUEIJAS

igreja1 vitral1 igreja2 Auditorio vitral2 vitral4 igreja3 vitral3 Slide Cspq1 Slide cspq7 Slide igreja4 Slide cspq3 Slide cspq5 Slide pinturas Slide cspq8 Slide vitral5 Slide cspq6 Slide cspq2 Slide cspq4
m29aRETIRO ENS

Sectores Cascais C / Oeiras B

O Retiro deste ano das ENS foi organizado pelos Sectores de Cascais C e Oeiras B, no Seminário de Alfragide de 12 a 13 de Março.

Amigos, não é fácil traduzir em palavras tudo o que se viveu durante este Encontro, mesmo assim, vamos tentar!... e iniciamos por dizer: Louvado seja o Senhor!

Louvado seja o Senhor por todos os belos momentos que nos proporcionaram, sentindo sempre que o Senhor estava connosco e que o Seu Espírito ia iluminando tanto quem organizava este retiro, de uma forma exemplar, como todos os extraordinários Conferencistas (5 Sacerdotes), que tivemos o privilégio de ter neste Encontro.

O Tema do Retiro " COMO EU VOS FIZ, FAZEI VÓS TAMBÉM", foi ao longo de todo o Encontro um permanente desafio à missão, convidando-nos a aprofundar o caminho da Espiritualidade Conjugal, ao serviço do crescimento e unidade no Casal, na Família e também nas Comunidades e Igreja em que estamos inseridos. ens4

A palestra do Pe. Paulino Mulamba "Todos Evangelizados, todos Evangelizadores" através de palavras muito simples soube interpelar-nos e questionar-nos de que forma Jesus mudou a nossa vida desde que entrámos para as ENS? Concluindo que nós Cristãos, membros das Equipas, recebemos tanto do Senhor, que devemos sentir a responsabilidade de testemunhar sempre a Sua presença. O Pe. Paulino ainda nos agraciou com a celebração da Eucaristia, dando uma explicação muito pormenorizada e enriquecedora de todos os momentos que a compõem.

Após o aconchego gastronómico, foi a vez do Conferencista Pe. José Paulo Machado que nos apresentou de uma forma extraordinária o tema "O Primado da Missão do Amor: Espiritualidade Conjugal". A sua mensagem incidiu na forma como o Evangelho ecoa no Mundo inteiro, todos os nossos gestos são capazes de romper o tempo e jamais serão esquecidos. Podem ser pequenos gestos, surpresas simples mas que às vezes são as mais belas. É na atenção, no olhar "olhos nos olhos", sem medo de sermos interpelados, que é sempre possível crescer mais e como Casal sermos reflexo do verdadeiro Amor de Deus.

O Dever de Sentar foi bastante arejado e com cheirinho a maresia. Remámos até à praia de Algés, onde até o S. Pedro parou de propósito a chuva e nos enviou uns alegres raios de Sol deixando-nos assim, sentar no areal à beira Rio com uma aconchegante mantinha nas costas. Foi um momento muito gratificante e de uma extraordinária riqueza a forma como conversámos a três. Houve também um momento de Oração em que, todos numa grande roda, pudemos testemunhar aos outros a nossa comunhão de vida e a nossa alegria de uma forma muito hilariante.

O Casal Mariane e Vasco Avilez, falou-nos de uma forma muito espontânea e entusiasta do "Padre Caffarel Evangelizador", fazendo uma retrospectiva das ENS, uma vez que os Pais fizeram parte da primeira Equipa de Lisboa e tendo eles tido o privilégio de estarem várias vezes com o Pe. Caffarel, deixaram-nos alguns dos seus testemunhos, tais como: "o Casal é o sorriso de Deus na Igreja", "a humildade é um estado de Santidade" e ainda que "devemos procurar sempre a união com Cristo", será esse o nosso grande objectivo, manter sempre viva a presença Cristo na nossa vida de Casal e na Equipa.

A Vigília de Oração, animada pela presença serena e dedicada do Pe. Daniel Henriques, foi um momento de grande interiorização, com o Santíssimo exposto, convidou-nos a todos à reflexão, meditação e a uma partilha de intenções, acompanhadas de belíssimos cânticos celestiais.

ens2Domingo, após a Oração da manhã, seguiu-se o tema "Fiéis Leigos: Contributo Indispensável" apresentado pelo (novo, mas bastante interpelativo) Pe. Nuno Fernandes, onde salientou que os Leigos são chamados a ser presença de Cristo no Mundo, não podemos ser Cristãos só na Igreja e depois no trabalho despir o casaco e já nem pensar mais nisso. A Igreja convida-nos a manter a fidelidade naquilo em que acreditamos, por isso, o nosso principal dever é o testemunho de Cristo na Família, no trabalho e na vida social. Nós como Cristãos, devemos estar atentos aos que sofrem e ajudar, manifestando-lhes o nosso Carinho e Amor. Somos todos chamados a dar um pouco dos nossos talentos em função da nova Evangelização, a alegria de ser Cristão é seguir Jesus Cristo. A Igreja está à espera de cada um de nós, enquanto Casais e enquanto Família, pelo nosso testemunho de vida na Igreja e no Mundo.

No início da tarde, tivemos o enorme privilégio de podermos contar com a conferência viva e entusiástica do Pe. Alexandre F. Santos, que de uma forma extraordinária nos apresentou o tema «Regra de Vida: "Ai de mim se não Evangelizar!"». Um convite a deixarmo-nos tocar por Deus, tal como foi o Pe. Caffarel; o grande desejo de Deus é que o Homem seja feliz e apesar da fragilidade do nosso barro, devemos sentir-nos contaminados e inflamados pelo grande Amor de Cristo. A Regra de Vida deve ser simples, clara e concreta.

Desafiou-nos ainda a uma coerência de Fé e de vida, sempre com uma caridade desinteressada, a verdade deve dizer-se sempre mas com caridade efectiva, numa procura constante de fazer o outro Feliz. Não basta cumprir regras e leis se não for com Amor. Nós, como membros das ENS, devemos ser Cristãos activos e participantes, conhecedores da doutrina de Jesus e comprometidos com uma atitude Evangelizadora.

Ainda sobre a Regra de Vida, interpelou cada um a ter determinação nos esforços e lucidez para definir as obrigações, evitando andar à deriva. Apelou a um compromisso de conversão que passa pelas "pequenas grandes coisas" do quotidiano em favor de uma boa Espiritualidade Conjugal. 

Não nos podemos acomodar a uma Fé estéril, temos que viver e testemunhar o nosso Amor Matrimonial.ens1

"Ser Santo é ser feliz em Deus", por isso, todos queremos e devemos aceitar o desafio de sermos felizes. Tal como o ouro se prova no fogo, assim Deus tempera o homem na fornalha da humildade (cf. Sir 2, 5) e, na Regra de Vida, os esposos crescem no Amor aceitando novos desafios para fazerem o outro e os outros felizes.

A vida de cada um de nós assenta na missão, a Igreja é peregrina e missionária, por isso, devemos ser todos Evangelizados para sermos Evangelizadores.  

As Equipas mistas, como sempre, foram de uma enorme riqueza, pela partilha e pela fraternidade que se encontra, tanto pelo que se dá como ainda mais pelo que se recebe.

O Retiro terminou com a celebração da Eucaristia, presidida pelo Pe. Alexandre F. Santos, com a presença de mais Casais das ENS e com a participação ternurenta do s mais pequeninos no ofertório.

Damos Graças a Deus e a Maria, Nossa Mãe, por mais este momento de paragem e de reflexão e aceitemos, assim, o desafio que nos foi lançado pelos Sacerdotes que nos acompanharam ao longo destes dois dias. Saibamos ser "Sal na Terra e Luz no Mundo" como Cristo Jesus nos interpelou: "Como Eu Vos fiz, fazei vós também". 

Guida e Zé Manuel Gaspar

 

Cateq 2018

Calendario Cateq

horariomissas



Patriarcado