PARÓQUIA S. MIGUEL DE QUEIJAS

igreja1 vitral1 igreja2 Auditorio vitral2 vitral4 igreja3 vitral3 Slide Cspq1 Slide cspq7 Slide igreja4 Slide cspq3 Slide cspq5 Slide pinturas Slide cspq8 Slide vitral5 Slide cspq6 Slide cspq2 Slide cspq4

Senhora da Rocha, lugar de peregrinação

Foi em 28 de Maio de 1822… NSRocha02x

Aqui, na margem direita do rio Jamor, junto ao Casal da Rocha, em Linda-a-Pastora, andavam sete rapazinhos nas suas brincadeiras, quando viram um melro e quiseram apanhá-lo. Porém, ao fugir o melro, descobriram um coelho que, ao fugir também, se meteu numa toca. Para tentarem apanhar o coelho, desobstruíram o buraco e, à medida que iam entrando, constataram que se tratava de uma gruta funerária (com várias ossadas) e lá encontraram, três dias depois, a 31 de Maio de 1822, uma pequenina Imagem de Nossa Senhora da Conceição, Padroeira de Portugal.

A descoberta foi rapidamente divulgada e muita gente acorreu a ver a tal gruta e a prestar culto à Imagem lá aparecida, que tomou o nome de Nossa Senhora da Conceição da Rocha, por ter sido encontrada dentro de uma gruta rochosa.

Nessa altura, o nosso país encontrava-se numa situação económica e social muito grave e havia já várias décadas que se prolongavam os sofrimentos e infortúnios dos portugueses, pelo que, neste contexto, a Imagem de Nossa Senhora da Conceição da Rocha constituiu um sinal de esperança, aqui crescendo, em número e devoção, as preces dos portugueses à Protectora e Padroeira do reino.

O rei D. João VI, por achar que o lugar não era próprio para nele se efectuar o culto público à Imagem, mandou trasladar esta para a Sé Patriarcal de Lisboa, ainda em 1822, onde se manteve durante 61 anos.

Tomás Ribeiro, homem de muita fé e influência, tomou conhecimento, ao passar umas férias de Verão em Carnaxide, da tristeza do povo por lhe terem levado a milagrosa Imagem de Nossa Senhora da Conceição da Rocha para a Sé Patriarcal de Lisboa. Com os seus esforços, conseguiu devolver a Imagem ao povo desta zona, tendo ocorrido a sua trasladação, da Sé Patriarcal de Lisboa para a Igreja Paroquial de São Romão de Carnaxide, em 1883, onde veio a permanecer durante 10 anos.

Finalmente, em 1893, concluiu-se a construção do Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Rocha (cujo altar-mor se situa por cima da gruta onde foi encontrada a Imagem), tendo sido para aí trasladada a Imagem, numa cerimónia religiosa imponente, a qual contou com a presença da rainha D. Amélia, dos príncipes D. Luiz Filipe e D. Manuel, do Presidente do Conselho Dr. Hintze Ribeiro e mais entidades de relevo.

O Santuário da Rocha é um dos santuários mais visitados da região de Lisboa e todos anos organiza, entre o Sábado véspera do último Domingo de Maio e o primeiro Domingo de Junho, festejos comemorativos de se ter encontrado tão pequenina e modesta Imagem da nossa Mãe do Céu.

Zorro Mendes

 

Cateq 2018

Calendario Cateq

horariomissas



Patriarcado