Hoje é o dia Mundial da Poesia

Deixo-te aqui as belas palavras do Poeta da Arrábida, Sebastião da Gama, para as poderes revisitar. Sebastião da Gama era, na verdade, poeta e estava intimamente convencido que a poesia deveria abrir aos homens a janela do sonho e da autenticidade para que estes olhassem o mundo de maneira diferente.

«O poeta beija tudo, graças a Deus... SebastiaoGamaE aprende com as coisas a sua lição de sinceridade... E diz assim: "É preciso saber olhar..." E pode ser, em qualquer idade, ingénuo como as crianças, entusiasta como os adolescentes e profundo como os homens feitos... E levanta uma pedra escura e áspera para mostrar uma flor que está por detrás... E perde tempo (ganha tempo...) a namorar uma ovelha... E comove-se com as coisas de nada: um pássaro que canta, uma mulher bonita que passou, uma menina que lhe sorriu, um pai que olhou desvanecido para o filho pequenino, um bocadinho de sol depois de um dia chuvoso... E acha que tudo é importante... E pega no braço dos homens que estavam tristes e vai passear com eles para o jardim... E reparou que os homens estavam tristes... E escreveu uns versos que começam desta maneira "O segredo é amar".»
(Sebastião da Gama, Diário, pp. 53-54)
--------------------
NB: Sabias que o nosso pároco, o Pe. Alexandre, tem uma obra publicada sobre Sebastião da Gama?
(Alexandre Santos, Sebastião da Gama, Milagre de vida em busca do Eterno, Roma Editora, Lisboa 2008)