PARÓQUIA S. MIGUEL DE QUEIJAS

igreja1 vitral1 igreja2 Auditorio vitral2 vitral4 igreja3 vitral3 Slide Cspq1 Slide cspq7 Slide igreja4 Slide cspq3 Slide cspq5 Slide pinturas Slide cspq8 Slide vitral5 Slide cspq6 Slide cspq2 Slide cspq4

Cristãos morcego com medo da Luz da Ressurreição

Francisco24Ainda há por aí cristãos morcego que preferem as sombras à luz da presença do Senhor!

Existem cristãos que têm medo da alegria da Ressurreição e a vida deles parece um funeral, mas o Senhor ressuscitado está sempre connosco: foi o que afirmou o Papa Francisco, durante a Missa presidida na Casa Santa Marta no dia 24 de Abril.

O Evangelho proposto pela liturgia do dia narra a aparição de Cristo ressuscitado aos discípulos. Na saudação de paz, ao invés de se alegrarem, eles ficam tomados de "espanto e temor", imaginando ver um espírito. Jesus tenta explicar-lhes que o que veem é a realidade, convidando-os a tocarem o seu corpo. Mas – observou o Papa – os discípulos, por causa da alegria, não podiam acreditar:

"Esta é uma doença dos cristãos. Temos medo da alegria. É melhor pensar: 'Sim, sim, Deus existe, mas está lá; Jesus ressuscitou, mas está lá'. Um pouco de distância. Temos medo da proximidade de Jesus, porque isso nos dá alegria. E assim se explicam os muitos cristãos de funeral, não? Aos quais parece que a vida é um funeral contínuo. Preferem a tristeza, e não a alegria. Movem-se melhor não na luz da alegria, mas nas sombras, como aqueles animais que só conseguem sair à noite, mas à luz do dia não veem nada. Como os morcegos. E com um pouco de senso de humor, podemos dizer que existem cristãos morcegos, que preferem as sombras à luz da presença do Senhor".

Mas "Jesus, com a sua Ressurreição – prosseguiu o Papa – nos dá a alegria: a alegria de ser cristãos; a alegria de segui-lo de perto; a alegria de caminhar nas estradas das Bem-aventuranças; a alegria de estar com Ele":

"E nós, tantas vezes, ficamos perturbados ou repletos de medo, acreditamos ver um fantasma ou pensamos que Jesus é um modo de agir: 'Mas nós somos cristãos e devemos fazer assim'. Mas onde está Jesus? 'Não, Jesus está no Céu'. Você fala com Jesus? Você diz a Ele: 'Eu acredito que o Senhor está vivo, que ressuscitou, que está perto de mim, que não me abandona'? A vida cristã deve ser isso: um diálogo com Jesus, porque – isso é verdade – Jesus está sempre connosco, está sempre com os nossos problemas, com as nossas dificuldades, com as nossas boas obras".

Quantas vezes – disse por fim o Papa Francisco – nós cristãos "não somos felizes porque temos medo!". Cristãos que foram "derrotados" na Cruz:

"Na minha terra há um ditado que diz: 'Quando alguém se queima com leite quente, depois, quando vê uma vaca leiteira, chora'. E estes se queimaram com o drama da cruz e disseram: 'Não, vamos parar por aqui; Ele está no Céu; mas tudo bem, ressuscitou, mas que não venha outra vez aqui porque não aguentaremos'. Peçamos ao Senhor que faça com todos nós o que fez com os discípulos, que tinham medo da alegria: que abra a nossa mente e nos faça entender que Ele é uma realidade viva, que Ele tem corpo, que Ele está connosco e nos acompanha e que Ele venceu. Peçamos ao Senhor a graça de não ter medo da alegria".

Papa Francisco
Homilia na missa da manhã de 24-04-2014, em Santa Marta (Vaticano)

 

Cateq 2018

Calendario Cateq

horariomissas



Patriarcado