JMJ Lisboa 2022

JMJ 2022O Vaticano anunciou hoje que Portugal vai acolher a próxima edição internacional da Jornada Mundial da Juventude, na cidade de Lisboa, em 2022.

“A próxima Jornada Mundial da Juventude vai decorrer em Portugal”, disse o cardeal Kevin Farrell. Esta comunicação foi recebida com uma grande salva de palmas pelas centenas de milhares de participantes na Missa conclusiva da JMJ 2019 na Cidade do Panamá.

O anúncio foi acompanhado, no campo S. João Paulo, onde foi celebrada a Eucaristia, por uma delegação do Patriarcado de Lisboa, presidida por D. Manuel Clemente, cardeal-patriarca de Lisboa; pelo presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa; e pelo presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

O papa recorreu ao Twitter para se despedir do Panamá, “até Lisboa, em 2022!”: «A vocês, queridos jovens, um muito "obrigado" por #Panama2019. Continuem a caminhar, continuem a viver a fé e compartilhá-la. Até Lisboa em 2022!»

Após o anúncio do Papa, foi apresentado um vídeo de boas-vindas, com intervenções do presidente da República Portuguesa, do primeiro-ministro, do presidente da Câmara Municipal de Lisboa e do cardeal-patriarca, D. Manuel Clemente:

- Marcelo Rebelo de Sousa:JMJ Panama “Sejam bem-vindos a Portugal, jovens de todo o mundo.”

- António Costa: “Há séculos que Portugal constrói pontes de amizade entre povos e entre culturas”. “Gostamos de receber quem nos visita, gostamos de acolher quem quer viver entre nós. Sejam-bem-vindos a Portugal!”

- Fernando Medina: “Lisboa é uma cidade alegre e vibrante”. “Vamos receber-vos a todos com grande alegria, em 2022. Bem-vindos a Lisboa!”

- D. Manuel Clemente: “Em 2022 estaremos juntos em Lisboa, com o Papa Francisco, celebrando a fé e enviando ao mundo uma mensagem de paz”. “É uma excelente notícia e é também uma feliz confirmação de algo que já esperávamos há muito tempo em Portugal, porque as nossas 20 dioceses há muito tempo têm este sonho de ver uma Jornada Mundial da Juventude em Portugal, como será em Lisboa.”

As JMJ nasceram por iniciativa do Papa João Paulo II, após o sucesso do encontro promovido em 1985, em Roma, no Ano Internacional da Juventude. Cada JMJ realiza-se, anualmente, a nível diocesano no Domingo de Ramos, alternando com um encontro internacional a cada dois ou três anos, numa grande cidade.

As edições internacionais destas jornadas promovidas pela Igreja Católica são um acontecimento religioso e cultural que reúne centenas de milhares de jovens de todo o mundo, durante cerca de uma semana em torno do seu Pastor, o Papa. Foram estas dioceses que já acolheram este grande evento mundial:

1987 – Buenos Aires (Argentina)
1989 – Santiago de Compostela (Espanha)
1991 – Czestochowa (Polónia)
1993 – Denver (EUA)
1995 – Manila (Filipinas)
1997 – Paris (França)
2000 – Roma (Itália)
2002 – Toronto (Canadá)
2005 – Colónia (Alemanha)
2008 – Sidney (Austrália)
2011 – Madrid (Espanha)
2013 – Rio de Janeiro (Brasil)
2016 – Cracóvia (Polónia)
2019 – Cidade do Panamá (Panamá)

O papa Francisco recorreu ao Twitter para se despedir do Panamá: «A vocês, queridos jovens, um muito "obrigado" por # Panama2019. Continuem a caminhar, continuem a viver a fé e compartilhá-la. Até Lisboa em 2022!»

Obrigado Papa Francisco!

Fonte: Agência Ecclesia