A Missão é o ADN de todo o cristão e de toda a Igreja!

Missoes2018aQuando a 24 de novembro de 2013 o papa Francisco apresentou oficialmente a exortação apostólica Evangelii Gaudium sobre o anúncio da alegria do Evangelho ao mundo actual, todos, ou quase todos, viram nela um programa ambicioso de renovação. Todos, ou quase todos, fizemos dessa exortação uma grande porta de “saída” para uma conversão da pastoral e uma redescoberta do ser missão. À sua luz quisemos que o sonho missionário de chegar a todos não se ficasse por votos piedosos mas fosse constituinte de uma Igreja que se quer mais expansiva, atrativa e aberta.

Será que já o conseguimos? Sentimo-nos em “saída”? Houve uma “renovação pastoral”? Somos essa Igreja que “brilha quando é missionária, acolhedora, livre, fiel, pobre de meios e rica de amor”?

O Ano Missionário que agora começamos, outubro 2018 a outubro de 2019, tem como ojetivo alertar para o nosso estado de “ser missão”, apelando a “um maior vigor missionário em todas as dioceses, paróquias, comunidades e grupos eclesiais, desde os adultos aos jovens e crianças” para nos sentirmos “Todos, Tudo e Sempre em Missão”.

Sabemos que de uma maneira geral: “Mais um ano…?!” leva a certo “desgaste” e até a uma certa indiferença, pois já temos os “nossos” planos pastorais estruturados, definidos, em realização…

A Missão não é mais uma estrutura nova, mais um plano, mais uma atividade ao lado de tantas outras. A Missão é o ADN de todo o cristão e de toda a Igreja. Sem Missão não há Igreja.

Que este Ano Missionário seja uma boa ocasião para, na redescoberta de Jesus Cristo, sentirmos que somos missão sempre! “Não deixemos que nos roubem a força missionária!”

Missão OMP, 3, 2018