Semana dos Seminários (6-13 de Novembro)

A Semana dos Seminários, que a Igreja Católica assinala entre 6 e 13 de Novembro, conta com um guião disponível gratuitamente na internet que inclui textos, catequeses e orações, além de relembrar atitudes a seguir pelos padres.

A "proposta de reflexão" sublinha que o sacerdócio semana_seminarios_2011deve ser vivido "não como privilégio, nem como conquista nem como motivo de glória nem como anelo de triunfo ou êxito, nem sequer no terreno da santidade".

O tema da edição de 2011 da Semana dos Seminários, "Formar pastores consagrados totalmente a Deus e ao seu povo", baseia-se na homilia da missa que Bento XVI celebrou a 19 de Agosto, durante a Jornada Mundial da Juventude realizada em Madrid.

O caderno apresenta sugestões de catequeses para a infância, adolescência, juventude e idade adulta, com textos, cânticos e dramatizações, apontando-se neste capítulo alguns indícios reveladores da inclinação para o sacerdócio, como quando a missa ou a oração "começa a ser uma necessidade quotidiana".

O portal da Conferência Episcopal Portuguesa disponibiliza uma página com conteúdos respeitantes à Semana dos Seminários – Cartaz / Livro / Pagela.