O Sucesso do «Pátio dos Gentios"Ravasi7

Após Paris, serão Tirana e Florença a acolher o “Pátio dos Gentios”, e muitas outras cidades em todo o mundo, que já se ofereceram para hospedar esta iniciativa que deseja relançar o diálogo entre aqueles que crêem e os que não crêem, fortemente desejado por Bento XVI e que já obteve, na semana passada, um grande sucesso na capital francesa. O Presidente do Pontifício Conselho para a Cultura, Cardeal Gianfranco Ravasi, conversando com a Rádio Vaticano falou sobre o encontro de Paris:

"A atmosfera em Paris foi de grande ajuda para poder iniciar este itinerário. Houve uma participação, especialmente no horizonte intelectual, muito forte e muito intensa. Em Paris, tínhamos realmente todas as áreas possíveis, todos os pontos cardeais, que iam da cultura à sociedade, das questões científicas às questões de direito, da arte à espiritualidade. Tivemos também a conclusão solene, com os jovens, na grande praça em frente à Catedral de Notre-Dame. Este horizonte tão complexo, tão vasto, tão mutável, agora nós gostaríamos, em certo sentido, torná-lo mais específico, desenvolvê-lo por sectores. E é por isso que gostaríamos de iniciar por Tirana, herdeira de um país - único no mundo - que teve na sua Constituição o ateísmo, como ateísmo de Estado, de maneira oficial, e que agora, ao invés, se encontra em outra perspectiva. Gostaríamos de começar mais especificamente sobre a relação entre sociedade e espiritualidade ou a indiferença religiosa. Este será o primeiro, mas depois vamos expandir sobre temas mais específicos. Florença será a Universidade enquanto tal, depois, Barcelona, Estocolmo, Valência, Quebec, Praga e Milão. É uma espécie de calendário que continua crescendo e se ramificando e que cada vez mais torna-se sectorial no diálogo entre crentes e não crentes".

“Pátio dos Gentios”, inaugurado em Paris é um encontro internacional, uma nova estrutura para o diálogo com não crentes, que deseja ser um “espaço aberto”. Dom Ravasi disse que a Igreja Católica quer convidar os não crentes a “iniciarem uma viagem” conjunta, em busca da “verdade”, do “sentido da existência” e da “comunhão”.

O nome «Pátio dos Gentios» evoca o espaço homónimo que, no antigo Templo de Jerusalém, hospedava os não judeus. (SP)

Rádio Vaticano, 29 de Março de 2011