Catequeses Quaresmais - 2012

Patriarca1

As Catequeses Quaresmais deste ano de 2012 inserem-se num projecto de evangelização proposto pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização e envolverá 12 grandes cidades europeias: Lisboa, Barcelona, Budapeste, Bruxelas, Dublin, Frankfurt, Liverpool, Paris, Turim, Varsóvia, Viena e Zagreb.

A Evangelização a partir da Catedral: Igreja Mãe da Diocese, sublinha a unidade da evangelização, a partir do ministério do Bispo, o primeiro evangelizador. É na Catedral que o Bispo tem a sua Cátedra de mestre da fé. Este projecto convida todos os membros da Igreja diocesana a escutarem com atenção o magistério do seu Bispo. Por isso espera-se que as catequeses tenham eco apropriado nas comunidades cristãs.

Em Lisboa fazemos, há vários anos, esta evangelização a partir da Catedral, através das 6 Catequeses Quaresmais feitas pelo Cardeal-Patriarca nos 6 domingos da Quaresma. Nos outros anos escolheu-se um tema central, que se desdobrava em seis sub-temas. Neste projecto isso não é possível, pois cada catequese é dirigida a um público alvo e o tema é dirigido a esse público.

Na escolha das 12 cidades integraram-se aquelas que organizaram, no início deste século, o Congresso Internacional para a Nova Evangelização (ICNE), entre as quais Lisboa. Este projecto de nova evangelização convida-nos a reavivar as interpelações que nos deixou o ICNE.

D. José da Cruz Policarpo, Cardeal-Patriarca de Lisboa

Se não podes ir à Sé de Lisboa, vem à Igreja de Queijas (Domingos da Quaresma às 18h) e participa em directo nas Catequeses do nosso Patriarca.
NB: As Catequeses Quaresmais de D. José Policarpo, na Sé Patriarcal de Lisboa, estão a ser transmitidas em directo através da internet e pela Rádio Sim 963 AM. A transmissão em directo em formato vídeo pode ser acompanhada em:

Escolha a Catequese que deseja visualizar:
1.ª Catequese Quaresmal: "Da fé ao Baptismo: a fé como caminho de vida
" 26-02-2012
2.ª Catequese Quaresmal: "Do Amor à Caridade
" 04-03-2012
3.ª Catequese Quaresmal: "Anunciar o Evangelho é intervir na Cultura
" 11-03-2012
4.ª Catequese Quaresmal: "A caridade é luz para a fé: «um coração que vê»"
18-03-2012
5.ª Catequese Quaresmal: "A Evangelização é discernimento da realidade à luz da fé"
25-03-2012