Vamos construir um vídeo pascal

Cruz2020Caros Paroquianos

Numa recente reunião, por vídeo conferência, com o grupo dos responsáveis pelos jovens da Paróquia, surgiu a ideia de recolher alguns testemunhos em vídeo das crianças, adolescentes, jovens e adultos para ser partilhado nas transmissões online da Paróquia. No fundo, como fisicamente não estamos juntos, devido ao Covid-19, vamos tentar “reunirmo-nos" virtualmente, partilhando as respostas a algumas perguntas que a Semana Santa nos motiva.

Foi, assim, elaborado um texto, que se junta em anexo, em que tudo isto vos é esclarecido. Cada grupo de idades tem um vídeo inspirador e várias perguntas que podem ser respondidas em vídeos de 5 a 10 segundos. Uma vez produzidos, agradeço que sejam enviados por e-mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

Serão depois construídos dois vídeos, procurando assim agrupar os pequenos vídeos recebidos. O vídeo das famílias será partilhado na Quinta-feira Santa, no momento da acção de graças; o vídeo da infância, adolescência e juventude será publicado na Missa de Domingo de Páscoa – em jeito de Acção de Graças.

Mãos à obra! Que estas pequenas ideias nos ajudem a crescer e alimentar a nossa fé.

Proposta de realização de um vídeo pascal

Caros Amigos
Com o Domingo de Ramos, damos início à Semana Maior dos Cristãos. Queremos propor-vos um desafio complementar àquele que já foi enviado para Catequese da Infância, Adolescência e Juventude. Aceitam?

Queremos construir um vídeo comunitário da Paróquia em que todos são chamados a participar, desde os mais novos aos mais velhos.
Mesmo fisicamente afastados, queremos estar perto e ser Comunidade! Pensámos, por isso, realizarmos um vídeo, com os contributos das nossas crianças, adolescentes e jovens, para celebrarmos e divulgarmos uma mensagem de Fé no Domingo de Páscoa.

Queremos que as famílias participem num vídeo semelhante, em jeito de Acção de Graças, para a Missa da Ceia do Senhor de Quinta-feira Santa.
Para isso, propomos que graveis pequenos vídeos (5 a 10 segundos) respondendo a uma, ou a várias perguntas que fazemos. Sugerimos que, preferencialmente, gravem os vídeos na posição horizontal e tentem evitar a câmara frontal (selfie), para conseguirmos uma melhor qualidade!  Filmem também a pergunta para sabermos qual é.  Depois, enviem os vossos contributos até quarta-feira. Pode ser? Podereis enviar por e-mail ou whatsapp (ver nota 2).

Dica: podereis gravar as respostas em família, junto à Cruz que construístes para o Domingo de Ramos.
Por fim, fica o desafio para a “Cruz à Porta”, que deverá florescer em Dia de Páscoa, e a vossa participação nas nossas celebrações "Paróquia on line"
NB: Escutem a música Fado da Vida (da Cuca Roseta) enquanto lêem este testemunho: Soma subtraída - Fado da Vida.

Gravar um vídeo com a resposta a uma destas perguntas segundo as indicações acima:
- O que tens pedido a Jesus nas tuas orações?
- Qual a coisa mais importante do mundo para ti?
- Que significado tem o gesto do Lava Pés?
- O que aprendeste com Jesus com o Lava Pés?
- Qual o lugar da Eucaristia na tua vida?
- O que é a Eucaristia para ti?
- O que é ser comunidade?
- Numa Palavra, o que é a Páscoa?
- Nesta Páscoa em casa o que gostarias de pedir ao Jesus Ressuscitado?

Nota 1: Aqui ficam os links para os vídeos e músicas:
- Fado da vida: https://www.youtube.com/watch?v=mB_aqbpwz5w&feature=youtu.be
- Soma subtraída - Fado da vida: http://www.somasubtraida.pt/2017/04/fado-da-vida.html