PARÓQUIA S. MIGUEL DE QUEIJAS

igreja1 vitral1 igreja2 Auditorio vitral2 vitral4 igreja3 vitral3 Slide Cspq1 Slide cspq7 Slide igreja4 Slide cspq3 Slide cspq5 Slide pinturas Slide cspq8 Slide vitral5 Slide cspq6 Slide cspq2 Slide cspq4

Hoje quem manda és Tu!

GJQueijas2Eis o mês de setembro... trinta dias de regressos: volta-se de férias, entra-se nas rotinas; deixam-se as tardes quentes de verão e dá-se as boas-vindas às noites frias que reclamam por uma manta; rejeita-se a fruta fresca de verão e acolhe-se as uvas das vindimas. A memória traz-me a vivência deste mês olhando o novo ano letivo, num misto de cadernos novos, encapar manuais, ler algumas páginas e voltar aos casacos e à escola.

Neste ano uma grande cadeia de hipermercados lançou uma publicidade cujo mote é "hoje quem manda és tu". Uma frase que me pôs a pensar no seu verdadeiro sentido e objetivo; o poder que todos anseiam é agora passado às crianças e jovens como algo fácil e acessível a todos. O verbo 'mandar' entra na banalidade e os educandos revertem as regras...

Anseia-se para que a sociedade forme a sua juventude com valores e regras para que amanhã possa haver a harmonia esperada e o civismo seja base. Foi também no ponto da educação e juventude que o Papa Francisco tocou no seu primeiro discurso aos bispos portugueses em visita Ad Limina no Vaticano, agora citadas:

"Não pode deixar de nos preocupar a todos esta debandada da juventude, que tem lugar precisamente na idade em que lhe é dado tomar as rédeas da vida nas suas mãos".

Dá que pensar nesta juventude que tem tudo, aparentemente, do conhecimento à tecnologia, e depois lhes falta muitas vezes saber olhar o exemplo, olhar para o alto, agradecer e valorizar. Como se chega então aos jovens?

Dizia o Papa: "Penso que, nos guiões preparados para os sucessivos anos de catequese, esteja bem apresentada a figura e a vida de Jesus; talvez mais difícil se torne encontrá-lo no testemunho de vida do catequista e da comunidade inteira que o envia e sustenta".

Falta os cristãos adultos na fé darem o seu testemunho e exemplo, serem diferentes, saberem acolher nas "portas" da Igreja e cativar para a notícia de há 2000 anos, neste tempo atual. Falta a humildade de chegar aos jovens, através da sua linguagem, sendo e estando com eles na fé; falta o tempo para os escutar; falta olhar para eles como pessoas, dando-lhes a alegria de viver com as coisas mais simples; ensinando-os a sonhar; caminhando ao ritmo do seu coração...

Porque não podemos esquecer que "quem manda és Tu"!

Sónia Neves, in Agência Ecclesia, 10-09-2015

 

Cateq 2018

Calendario Cateq

horariomissas



Patriarcado