Jornada Vicarial da Juventude - Oeiras 2015

Jovens1"Onde está O Senhor Teu Deus?" [Mq 7,10]

A verdade é que milhares de pessoas que anseiam pela Eternidade e não sabem o que fazer numa tarde de chuva, não atentam aos detalhes, nem sabem, simplesmente, ir à procura.  Nós fomos.

No passado Domingo, 1 de Fevereiro de 2015, alguns jovens da Paróquia de Queijas iniciaram o mês de Fevereiro com uma energia inquieta e com uma pergunta: Onde está O Senhor Teu Deus? Este foi o desafio proposto na Jornada Vicarial da Juventude ao qual nós não conseguimos ficar indiferentes.

Em Queijas deixámos os nossos desassossegos e rotinas, e rumámos - apesar da chuva - à Igreja da Cruz Quebrada onde jovens de todas as idades e vindos de cada ponto da Vigararia de Oeiras se reuniram pela mesma causa, pela mesma procura, pelo mesmo sentir, por um só Pai. Fomos entrando em casa e cada um que chegava tinha a sua própria história com Deus, íntima e singular. Eramos tantos e Ele conhecia-nos a todos: pela esperança que nos semeou no olhar, pela ternura com que nos desenhou, pela melodia que nos deu e pelo dom da fé que enlaçou no nosso peito. [Tolos de nós, que com tanto d'Ele a correr nas veias ainda fomos à Sua procura.]

Jovens2A tarefa lançada foi encontrar e fotografar tudo o que encontrássemos que nos remetesse a Deus. Com o Parque do Jamor como cenário de fundo, lá fomos nós de telemóvel em punho procurá-Lo. O mais evidente é sempre a Sua grandiosa criação, em tudo o que a Natureza nos dá, na água e na terra, nas alturas do Céu, nos pombos e nos patos, na chuva e no Sol. E Ele soube mostrar-se na pequenez e no pormenor, fez-nos olhar melhor o que vemos todos os dias e soube fazer-nos parar. A relíquia que é parar. A azáfama do mundo aprisiona-nos e faz-nos reféns, mas Deus liberta-nos nesta delícia que é parar. Parar para seguirmos os sentidos, parar para nos deslumbrarmos, parar para escutarmos a chuva e o vento a dançar. Parar para senti-l'O.

Contudo, a questão permanecia: Onde está O Senhor Teu Deus? Fazia parte da actividade abordar pessoas que encontrássemos pelas ruas e, se para as crianças Ele está no Céu, para os adultos está em todo o lado. Onde estás afinal, Senhor?

Ao fim do dia, chegou a resposta: mais do que no mundo, mais do que na criação e até mais do que em mim ou em ti, Ele está no "nós", Ele é "Deus connosco", mora no nosso regaço e na nossa "mão dada", vive na comunhão com os outros.

Cada vez que o meu caminho na fé for por onde tu vais, cada vez que a tua alegria celeste desfizer o meu cansaço do mundo, cada vez que eu descansar as minhas faltas de fé no teu abraço da esperança, cada vez que a tua luz iluminar a minha escuridão, cada vez que os teus olhos me falarem de Cristo, cada vez que o teu amor for o meu abrigo, cada vez que a minha oração for por ti, seremos sempre três. Eu, tu e Ele.

"Onde está o Senhor teu Deus?"
Está onde tu o deixares estar, nunca esquecendo que não há nada que a Sua graça não transcenda.

Inês Lopes