PARÓQUIA S. MIGUEL DE QUEIJAS

igreja1 vitral1 igreja2 Auditorio vitral2 vitral4 igreja3 vitral3 Slide Cspq1 Slide cspq7 Slide igreja4 Slide cspq3 Slide cspq5 Slide pinturas Slide cspq8 Slide vitral5 Slide cspq6 Slide cspq2 Slide cspq4

Jornada Vicarial da Juventude - Oeiras 2015

Jovens1"Onde está O Senhor Teu Deus?" [Mq 7,10]

A verdade é que milhares de pessoas que anseiam pela Eternidade e não sabem o que fazer numa tarde de chuva, não atentam aos detalhes, nem sabem, simplesmente, ir à procura.  Nós fomos.

No passado Domingo, 1 de Fevereiro de 2015, alguns jovens da Paróquia de Queijas iniciaram o mês de Fevereiro com uma energia inquieta e com uma pergunta: Onde está O Senhor Teu Deus? Este foi o desafio proposto na Jornada Vicarial da Juventude ao qual nós não conseguimos ficar indiferentes.

Em Queijas deixámos os nossos desassossegos e rotinas, e rumámos - apesar da chuva - à Igreja da Cruz Quebrada onde jovens de todas as idades e vindos de cada ponto da Vigararia de Oeiras se reuniram pela mesma causa, pela mesma procura, pelo mesmo sentir, por um só Pai. Fomos entrando em casa e cada um que chegava tinha a sua própria história com Deus, íntima e singular. Eramos tantos e Ele conhecia-nos a todos: pela esperança que nos semeou no olhar, pela ternura com que nos desenhou, pela melodia que nos deu e pelo dom da fé que enlaçou no nosso peito. [Tolos de nós, que com tanto d'Ele a correr nas veias ainda fomos à Sua procura.]

Jovens2A tarefa lançada foi encontrar e fotografar tudo o que encontrássemos que nos remetesse a Deus. Com o Parque do Jamor como cenário de fundo, lá fomos nós de telemóvel em punho procurá-Lo. O mais evidente é sempre a Sua grandiosa criação, em tudo o que a Natureza nos dá, na água e na terra, nas alturas do Céu, nos pombos e nos patos, na chuva e no Sol. E Ele soube mostrar-se na pequenez e no pormenor, fez-nos olhar melhor o que vemos todos os dias e soube fazer-nos parar. A relíquia que é parar. A azáfama do mundo aprisiona-nos e faz-nos reféns, mas Deus liberta-nos nesta delícia que é parar. Parar para seguirmos os sentidos, parar para nos deslumbrarmos, parar para escutarmos a chuva e o vento a dançar. Parar para senti-l'O.

Contudo, a questão permanecia: Onde está O Senhor Teu Deus? Fazia parte da actividade abordar pessoas que encontrássemos pelas ruas e, se para as crianças Ele está no Céu, para os adultos está em todo o lado. Onde estás afinal, Senhor?

Ao fim do dia, chegou a resposta: mais do que no mundo, mais do que na criação e até mais do que em mim ou em ti, Ele está no "nós", Ele é "Deus connosco", mora no nosso regaço e na nossa "mão dada", vive na comunhão com os outros.

Cada vez que o meu caminho na fé for por onde tu vais, cada vez que a tua alegria celeste desfizer o meu cansaço do mundo, cada vez que eu descansar as minhas faltas de fé no teu abraço da esperança, cada vez que a tua luz iluminar a minha escuridão, cada vez que os teus olhos me falarem de Cristo, cada vez que o teu amor for o meu abrigo, cada vez que a minha oração for por ti, seremos sempre três. Eu, tu e Ele.

"Onde está o Senhor teu Deus?"
Está onde tu o deixares estar, nunca esquecendo que não há nada que a Sua graça não transcenda.

Inês Lopes

 

Cateq 2018

Calendario Cateq

horariomissas



Patriarcado