PARÓQUIA S. MIGUEL DE QUEIJAS

igreja1 vitral1 igreja2 Auditorio vitral2 vitral4 igreja3 vitral3 Slide Cspq1 Slide cspq7 Slide igreja4 Slide cspq3 Slide cspq5 Slide pinturas Slide cspq8 Slide vitral5 Slide cspq6 Slide cspq2 Slide cspq4

Jornada Vicarial da Juventude

JVJ2014bFoi no passado dia 23 de Fevereiro que se realizou na paróquia de Linda-a-Velha a Jornada Vicarial da Juventude de Oeiras. Com o tema "Onde te leva a Sua Luz? – a Missão do quotidiano", pretendia-se com este dia de partilha fomentar dentro de cada um o gosto pela evangelização.

Desde os grupos de jovens mais velhos, até os últimos volumes da catequese, passando pelos animadores e catequistas, todos estiveram presentes neste momento de muita cumplicidade. O sentimento de comunhão e de alegria foi geral, como é testemunhado pela catequizanda do 10ºvolume de Queijas, Beatriz de Almeida Santos:

"Quase a chegar a Linda-a-Velha, o ambiente do 10º volume da nossa Paróquia era algo tenso. Para alguns, esta era a sua primeira Jornada, e as dúvidas e a ansiedade estavam instaladas.

No entanto, ao chegar ao recinto da Igreja de Linda-a-Velha, dissipou-se toda a negatividade e o que restou em nós foi entusiasmo. Entusiasmo de participar. No meio de tantas caras diferentes, sentimos finalmente que não nos íamos sentir deslocados mas sim unidos com todos os jovens presentes, unidos pela Sua Luz.

A recolha das t-shirts e pulseiras foi rápida, e à medida que era feita a maioria de nós ia se sentindo cada vez mais aberto, com cada músculo menos tenso a participarmos no nosso primeiro evento. Neste jogo, em que estabelecemos contacto com muitos jovens desconhecidos, foram partilhados risos e para alguns, reencontros. Após anos fora de contacto, duas pessoas são reunidas na Sua luz e na Sua casa. Creio que foi aqui que todas as dúvidas desapareceram, e quem se tinha inscrito numa mera indiferença realmente sentiu o propósito de ali se encontrar.

Logo de manhã, os jovens foram encaminhados para grupos em que iriam partilhar histórias e, acima de tudo, a sua missão, missão já praticada e missões a que se iriam entregar. Neste círculo de partilha ouvi algumas das histórias mais inspiradoras que alguma vez ouvirei na minha vida. Tantos jovens já a fazer tanto pelas suas comunidades em nome das Suas palavras de caridade. Para mim, este foi o ponto decisivo entre ver apenas as caras dos jovens e de sentir realmente Deus entre nós.
Durante o almoço, foram novamente partilhados risos e as tímidas amizades abriam-se como uma flor na primavera. Os jovens do 10º volume passaram a conhecer melhor o grupo de jovens da sua paróquia, e vice-versa. Este foi um momento de alegria em que todos decidiram que pertenciam ali, junto dos seus.JVJ2014a

Já de tarde, após a participação em divertidos jogos com o propósito de nos entusiasmar ainda mais, todos os jovens partiram para a sua missão do dia: a da Evangelização.

Por essa altura, já todos saltavam no lugar de andar sob um mar de incerteza, e a união dos grupos era impressionante. Com o propósito de entregar pequenos cartões com o horário das missas, conseguimos entregar um pouco da Sua Luz a muitos dos moradores. Recebemos alguns nãos, mas acima de tudo, muitas boas-vindas por parte de doces pessoas abertas à Sua palavra. Orgulho-me de dizer que o meu grupo foi até convidado a entrar no lar de uma senhora que partilhou a sua história, completa pela união com a Igreja Católica, à qual dedicou toda a sua vida, mostrando-nos fotos que ilustravam a luz que ela própria espalhou. Chorámos juntos a morte do seu marido, e sorrimos também unidos sob a Luz do Senhor.

Entre a nossa missão e o ouvir de todos os testemunhos dos outros grupos, sentimos Deus connosco e desejámos luz e felicidade a todas as portas que nos tinham sido abertas, mas também a todos nos nãos que recebemos.JVJ2014c

Encontrámos a resposta para a pergunta desta jornada: "Onde te leva a Sua Luz?" A Sua Luz levou-nos ao Seu encontro, levou-nos a novas amizades que fortificámos ao longo do dia e levou-nos à vontade de contribuir com o que pudermos para a nossa comunidade e Paróquia. A Sua Luz levou-nos ao encontro do significado de tudo o que aprendemos na catequese, e ao transformar dos nossos corações em flores prontas a serem colhidas num arranjo que irá iluminar a nossa paróquia.

A Sua Luz não nos deixará esquecer este marco na nossa caminhada pela vida, corpórea e espiritual."

Beatriz de Almeida Santos

 

Cateq 2018

Calendario Cateq

horariomissas



Patriarcado