PARÓQUIA S. MIGUEL DE QUEIJAS

igreja1 vitral1 igreja2 Auditorio vitral2 vitral4 igreja3 vitral3 Slide Cspq1 Slide cspq7 Slide igreja4 Slide cspq3 Slide cspq5 Slide pinturas Slide cspq8 Slide vitral5 Slide cspq6 Slide cspq2 Slide cspq4

Agrupamento Escuteiros – 774 Queijas

Flor liz

O nosso Agrupamento surgiu da proposta de um caminheiro – Carlos Domingues – do Agrupamento 626 de Linda-a-Velha, ao Pe. José Correia Gonçalves.

Ele gostou tanto da ideia de criar um Agrupamento em Queijas que convidou alguns jovens do Grupo de Jovens Totus Tuus a integrarem este projecto.

O livro “Escutismo Para Rapazes” passou a ser o livro de cabeceira de cada um. Todas as segundas-feiras à noite eram tempo de trabalhar no duro.

No dia 19 de Abril de 1981 iniciaram-se as actividades no Agrupamento com as primeiras inscrições e a constituição de duas patrulhas de oito elementos cada (a Tigre e a Pantera).

O entusiasmo era grande e esta equipa rapidamente aumentou, bem como os pedidos da admissão dos novos elementos, a começar pelos irmãos mais novos dos que tinham sido já admitidos. E assim surgiram os lobitos.

Numa povoação ainda em início de expansão, os campos de trigo e os espaços cobertos de vegetação natural eram uma realidade que nos permitia explorar completamente os dons da natureza. Com formações rochosas naturais a Alcateia da altura podia beneficiar de uma Rocha do Conselho no verdadeiro sentido da palavra. Em Outubro de 1983, foi altura de integração de todos os Elementos do agrupamento monitor (Ag. 77 – Cruz Quebrada) com vista a uma futura oficialização do agrupamento. A integração no Agrupamento da Cruz Quebrada foi um teste à capacidade de ser escuteiro dos jovens e animadores da altura pois a deslocação para a Cruz Quebrada e de lá para Queijas era sempre feita a pé através do Estádio Nacional. A 8 de Dezembro de 1985 deu-se a oficialização do agrupamento como o número 774. Em 1990 o Agrupamento teve a oportunidade de participar num acampamento em Vercors (França).

Ao longo destes anos o Agrupamento sempre teve uma Implantação integrada na comunidade paroquial a que pertence, não só através da integração nos diferentes grupos de catequese das nossas crianças e jovens, como também através da participação dos momentos fortes da comunidade e em todas as comemorações para as quais é solicitado.

Pioneiros 774

 

 

Cateq 2018

Calendario Cateq

horariomissas



Patriarcado