As Equipas de Nossa Senhora

ENS

«As Equipas de Nossa Senhora
têm por objectivo essencial ajudar os casais
a caminhar para a santidade.
Nem mais, nem menos.»
   (Pe. Henri Caffarel)

As Equipas de Nossa Senhora (ENS) são um movimento de espiritualidade conjugal cujo objectivo é ajudar os casais a viver plenamente o seu sacramento do Matrimónio, anunciando ao mundo os valores do casamento cristão pela palavra e pelo testemunho de vida. São uma escola de formação para casais cristãos unidos pelo sacramento do Matrimónio.

Apesar de não ser um movimento mariano, as ENS recebem o nome de Maria, colocando-se sob sua protecção. Não há melhor guia para ajudar a chegar até Deus do que aquela «que ocupa o primeiro lugar entre os humildes e os pobres do Senhor que esperam e recebem a Sua salvação com confiança» (Lumen Gentium 55).

As EquipasMaria12 de Nossa Senhora oferecem meios concretos para ajudar os casais a alimentar o amor conjugal e a prosseguir no seu caminho de conversão. Os casais, conscientes das suas próprias fraquezas e das dificuldades que encontram, decidem formar equipa e constituir uma comunidade de fé para percorrerem juntos um caminho de conversão, apoiando-se uns nos outros.

As equipas são constituídas por um número indicativo de 5 a 7 casais e um sacerdote, designado Conselheiro Espiritual. Reúnem-se mensalmente num encontro de oração, partilha e estudo de um tema de formação cristã, para se entreajudarem numa caminhada com Cristo.

O movimento das Equipas de Nossa Senhora está espalhado pelo mundo inteiro. Em Portugal o movimento existe há mais de 50 anos, encontrando-se integrado na Supra-Região Portugal e que, além do continente e ilhas (Madeira e Açores), espalha-se ainda por Angola, Moçambique, Cabo Verde, S. Tomé e Princípe e África do Sul. Em Janeiro de 2009 existiam 1.119 equipas totalizando 13.499 m embros, 6.276 casais, 237 viúvos e 710 Conselheiros Espirituais.

Na Paróquia de Queijas estão constituídas 5 equipas ENS compostas por 25 casais, integrando o Sector Oeiras B, que mensalmente se reunem.

Magnificat

A minha alma glorifica o Senhor
E o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.

Porque pôs os olhosMaria_ens na humildade da sua Serva:
De hoje em diante me chamarão bem aventurada todas as gerações.
O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas:
Santo é o seu nome.

A sua misericórdia se estende de geração em geração
Sobre aqueles que o temem.
Manifestou o poder do seu braço
E dispersou os soberbos.

Derrubou os poderosos de seus tronos
E exaltou os humildes.
Aos famintos encheu de bens
E aos ricos despediu de mãos vazias.

Acolheu a Israel, seu servo,
Lembrado da sua misericórdia,
Como tinha prometido a nossos pais,
A Abraão e à sua descendência para sempre

Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo,
Como era no princípio, agora e sempre. Amen.

Oração dos Esposos

Senhor, o amor um dia nos uniu.

Nele e por ele fizemos aliança convosco e entre nós.
E assim nasceu o nosso lar.
Não somos um casal perfeito, mas entre erros e acertos
somos felizes em reciprocidade.
Com a Vossa graça, procuramos harmonizar as nossas diferenças.

Senhor, pedimos-Te as bênçãos necessárias
para continuarmos a edificar a nossa casa sobre a rocha do amor.
Saibamos compreender, dialogar, perdoar,
partilhar alegrias e tristezas, educar os nossos filhos na fé
e sermos sempre fiéis um ao outro.

a263Ajudai-nos a oferecer um ao outro
o melhor que somos e temos em nós,
no corpo e no espírito.

E assim, sejamos como vós desejais:
sal e luz na vida um do outro,
ajudando-nos e encorajando-nos,
para que a nossa vida a dois seja fecunda e feliz.

Amen.