PARÓQUIA S. MIGUEL DE QUEIJAS

igreja1 vitral1 igreja2 Auditorio vitral2 vitral4 igreja3 vitral3 Slide Cspq1 Slide cspq7 Slide igreja4 Slide cspq3 Slide cspq5 Slide pinturas Slide cspq8 Slide vitral5 Slide cspq6 Slide cspq2 Slide cspq4

A semente e a terra

Voc51a

Quantas vezes, Senhor, a tua Palavra caiu, como semente, sobre mim! Em família, na escola, na catequese, nas aulas de religião e de Sagrada Escritura, nas celebrações litúrgicas; sozinho, em grupos de reflexão, em assembleias de fé...

Como chuva miudinha, mas persistente, a tua Palavra foi descendo sobre mim, regando o meu coração, amolecendo a minha inteligência, fecundando a minha vontade, frutificando na minha vida...

Eu sei que nem sempre foi assim, de forma tão harmoniosa e progressiva, sem rejeições nem retrocessos. Às vezes, como o teu povo de Israel, cometi o duplo crime de abandonar-te, fonte de águas vivas, e cavar cisternas rotas que não podiam reter as águas das minhas dúvidas e sedes de infinito e liberdade.

Mas também creio, Senhor, com o profeta Isaías, que a tua Palavra, como a chuva e a neve, não regressa a ti sem ter produzido o seu efeito, executando a tua vontade e cumprindo a sua missão.

Por isso ainda aqui estou hoje, diante de ti: porque nunca deixaste de ser meu Amigo, de chamar por mim e de me falar a palavra mais oportuna em cada momento da minha vida.

Obrigado, Senhor! Eu creio que a tua Palavra é viva e eficaz e só tu tens palavras de vida eterna, que me ensinam, convencem, corrigem e instruem na justiça, tornando-me perfeito e apto para toda a boa obra.

Faz-me ser cumpridor da tua Palavra, e não um mero ouvinte, que apenas a escuta e não a põe em prática, como o homem que se contempla ao espelho e se esquece de como era.

Eis-me aqui: podes enviar-me a anunciar a tua Palavra; mas livra-me de ser como um sino ou um címbalo sem alma, que apenas ressoam, tornando-me um pregador vão e exterior da Palavra que não ouço no meu íntimo.

Que não me movam nem desiludam os números da colheita: 30, 60 ou 100 por um, tudo é dom do teu amor por mim. Dá-me, apenas, a graça de ser igual a mim próprio, correspondendo fielmente à medida dos dons que me concedes.

Lopes Morgado

 

Cateq 2018

Calendario Cateq

horariomissas



Patriarcado