Dons e Frutos do Espírito Santo

Espírito Santo, Deus de amor,
concede-me uma inteligência que te conheça;
uma angústia que te procure;
uma sabedoria que te encontre;
uma vida que te agrade;
uma perseverança que Te possua. Amen.
(S. Tomás de Aquino)

ORAÇÃO PARA PEDIR OS 7 DONS DO ESPÍRITO SANTO

esp118

Espírito Santo, concedei-me o dom da Sabedoria.
Com ela, saberei viver dignamente. Sentirei gosto pelas coisas de Deus. E farei tudo de coração alegre, para ver os meus semelhantes sempre mais felizes, como eu mesmo quero ser feliz.
– Vinde, Espírito Santo!

Espírito Santo, concedei-me o dom do Discernimento.
Com ele, poderei compreender sempre melhor a vossa Palavra em minha vida, na vida do meu próximo, na Bíblia e nos acontecimentos de cada dia. E assim viverei sempre de acordo com o vosso querer divino.
– Vinde, Espírito Santo!

Espírito Santo, concedei-me o dom do Conselho.
Com ele, poderei encontrar a decisão certa em cada momento. E saberei também aconselhar, ajudando o meu próximo, não só com sugestões, mas principalmente com o meu bom exemplo, com o testemunho de vida cristã e com a minha solidariedade.
– Vinde, Espírito Santo!

Espírito Santo, concedei-me o dom da Fortaleza.
Com ele, não terei medo de nada: nem das ofensas, nem dos sofrimentos. E terei forças para não desanimar no caminho que me leva a vós.
– Vinde, Espírito Santo!

Espírito Santo, concedei-me o dom da Ciência.
Com ela, conhecerei sempre melhor os caminhos que me levam para vós. Não peço apenas ciência que passa, mas principalmente a consciência tranquila de viver na fé, na esperança e na caridade.
– Vinde, Espírito Santo!

Espírito Santo, concedei-me o dom da Piedade.
Aquela afeição filial diante do nosso Pai Celeste. Com esse dom, continuarei amando a Deus de todo o coração, com todas as minhas forças, com toda a minha inteligência, com toda a minha alegria, mesmo nos momentos de amargura e dor. E saberei amar e animar o meu próximo como a mim mesmo, com temor somente de ofender alguém, seja quem for. Porque vós nos tornastes filhos e filhas de Deus.
– Vinde, Espírito Santo!

Espírito Santo, concedei-me o dom do Temor de Deus.
Assim, eu terei um só receio: o medo de ofender e entristecer ao meu Pai Celeste. Assim temendo, como filho, ao meu Deus, eu nunca vou ofender ao meu próximo, imagem de Deus, e saberei perdoar sempre, exactamente como eu quero amar e ser perdoado.
– Vinde, Espírito Santo!

--------------------------------------------------------------------------------

Vinde, Espírito Santo!
Enchei os corações de vossos fiéis, e acendei neles o fogo do vosso amor.
Enviai, Senhor, o vosso Espírito, e tudo será criado.
– E renovareis a face da terra.

Ó Deus, que iluminastes os corações de vossos fiéis
com a luz do Espírito Santo,
concedei-nos, pelo mesmo Espírito,
que apreciemos rectamente todas as coisas
e nos alegremos sempre de sua consolação.
Por Cristo, Senhor nosso. Amen.

ORAÇÃO PARA PEDIR OS 12 FRUTOS DO ESPÍRITO SANTO

Divino Espírito Santo, Sopro eterno de Amor entre o Pai e o Filho! Hoje Venho pedir-vos, de coração aberto, os vossos doze frutos:

1. O fruto da caridade, que me faça amar a Deus de todo o coração e ao meu próximo como a mim mesmo.

2. O fruto da alegria, que me faça viver intimamente consolado, sem nunca desanimar, por mais que esteja sofrendo.

3. O fruto da paz, que me faça viver espiritualmente tranquilo, ainda que esteja passando as maiores tribulações internas ou externas.

4. O fruto da paciência, que me ajude a sofrer qualquer coisa por amor a Deus.

5. O fruto da benignidade, que me faça solidário e amigo com todos que precisarem de mim.

6. O fruto da bondade, que me torne atencioso para com todos, principalmente com os mais necessitados.

7. O fruto da longanimidade, que me faça esperar por momentos melhores com optimismo, sem ficar aflito.

8. O fruto da mansidão, que me faça suportar qualquer ofensa, esquecimento ou ingratidão, sem perder a calma.

9. O fruto da , que me faça crer firmemente na vossa Palavra, revelada no Universo, na História, na Bíblia e na Igreja.

10. O fruto da modéstia, que me faça respeitar os outros, como espero ser respeitado, e mesmo que não me respeitem.

11. O fruto da pureza, que conserve o meu espírito sempre bom e inocente, sem maldade nem malícia.

12. O fruto da castidade, para que eu respeite o meu corpo e dos meus irmãos e irmãs, como templos sagrados onde vós quereis habitar para sempre, nesta e na outra vida.

Divino Espírito Santo, fazei que os vossos frutos cresçam em mim cada dia mais, para que eu possa contemplar eternamente, de corpo e alma, a vossa glória no Pai e no Filho Jesus. Amen.