Famosos, mediáticos e outros que tais

mao45Vivemos numa sociedade em que se valoriza muito pouco o que de facto tem valor, valorizando-se mais o que é mediático, mesmo que pouco valor tenha.

Hoje a comunicação social tem um poder avassalador, mesmo sobre o poder real, diria mesmo que a comunicação social é o primeiro poder. A comunicação social tem o poder de transformar o mau em bom e o bom em mau. E não é por mero acaso que o poder económico já há muito viu na comunicação social um meio excelente para chegar ao poder político e eliminar a concorrência. Por exemplo, a televisão hoje, em pouquíssimo tempo consegue transformar um desconhecido num ídolo, consegue que uma pessoa normal se transforme numa famosa.

E eu perguntaria como e porquê?!

Só por aparecer no ecrã muitas vezes, dizer meia dúzia de larachas... E já está construída uma pessoa famosa?!
Tenho outros juízos de valor pelos quais me rejo e penso que são os mais corretos e acertados. Entendo por famosa, uma pessoa que, devido à sua idoneidade sempre fez algo pelos outros que ao longo da sua vida a tornaram conhecida no país ou no mundo e a levaram a atingir um estatuto de famosa; ou alguém que pela sua inteligência se destacou do comum dos mortais, esses sim, poder-se-ão considerar famosos.

Hoje, a estrutura cultural da nossa comunicação social é tão baixa que chega a meter dó. Qualquer novo-rico é famoso, ou porque tem um carro de marca cara ou casas com piscina ou roupas extravagantes, etc... Os critérios de fama são hoje banais.

No meu dicionário de língua portuguesa da Porto Editora encontro: - "famoso-adj. Que tem fama; notável; célebre; muito bom; excelente...". Será que os famosos que a comunicação social constrói de um momento para o outro possuem todos estes adjectivos?! Duvido.

Mas porque foirecente, e é uma exceção à regra, é de toda a justiça prestar homenagem ao universal "mito Eusébio". Foi ele que pela sua humildade, simplicidade, bondade, honestidade... granjeou a grande homenagem e gratidão do povo português após a sua morte. Mas foi ele próprio que se tornou e se fez notável, célebre, muito bom...
Quanto ao mediatismo, é uma coisa impressionante, qualquer jogador de futebol dos três clubes principais deste país é uma pessoa mediática, qualquer ator de novelas é uma pessoa mediática, qualquer vigarista envolvido em negócios escuros ou em corrupções é mediático.

Aqueles que com o seu esforço e o seu trabalho constroem o mundo e o fazem mover, esses é que deveriam merecer todas as famas e todos os mediatismos, esses são os eternamente esquecidos.

É o mundo que temos, é o mundo que ajudamos a construir. Um dia havemos de parar para refletir e então iremos aperceber-nos de quão injustos fomos e somos, mas já será tarde, as injustiças já aconteceram. Podemos é dizer basta!

Miguel dos Anjos Simões