Actividades do Centro de Dia e Lar de Idosos

cspq Activid1. Atelier de Pintura
Os nossos utentes todas as tardes de terça-feira têm Atelier de Pintura, onde aprendem as várias técnicas, apoiados por uma Voluntária e a nossa Animadora Sociocultural. Os trabalhos desenvolvidos neste atelier são posteriormente expostos em Eventos que o Centro é convidado a participar. Os proventos desta actividade servem para a aquisição dos materiais.

2. Atelier de Culinária
Uma vez por semana os nossos Idosos desenvolvem esta actividade, confeccionando biscoitos e bolos que serão depois consumidos no lanche da tarde. Esta atividade permite-lhes a troca de receitas e o bom treino da motricidade fina. É bem saudável esta actividade, sempre bem participada por todos, permitindo-lhes colocar ao serviço dos outros utentes conhecimentos adquiridos ao longo da vida.

3. Atelier de Beleza
Quem é que não gosta de se apresentar bem? Semanalmente temos um tempo reservado aos cuidados de imagem e beleza para todos os utentes que assim o desejam.
Consideramos que esta actividade, para além de proporcionar aos nossos utentes conforto e bem-estar, contribui para a satisfação dos interesses pessoais, ajudando na valorização pessoal do idoso. Se é verdade que a manicure e as massagens ocupam um lugar de destaque neste atelier, também é de realçar o serviço de cabeleireiro e de podologia que ajudam os nossos utentes a elevar também a sua auto-estima.
Este Atelier procura potenciar os cuidados de imagem, permitindo a manutenção de uma rotina já existente, ou até a iniciação da mesma.

4. Tarde de Baile
A nossa Instituição procura incentivar e proporcionar momentos de convívio entre a comunidade idosa da nossa Paróquia, bem como promover a actividade física procurando, de uma forma animada e divertida, fazer com que todos queiram participar. Para tal temos todas as quartas-feiras, das 14h30 às 16h00, um Baile-Convívio no salão do Centro de Dia, aberto a toda a comunidade.
Ao ritmo do acordeão do Sr. Castilho Santos, todos dançam e se divertem, passando uma tarde bem agradável na nossa companhia. É um dos momentos mais esperados da semana, onde os nossos utentes em conjunto com todos aqueles que queiram participar convivem e partilham momentos de grande diversão e alegria.
No final do baile é tocado o Hino do nosso Centro Social, onde todos se juntam em roda e cantam esta linda melodia com toda a força e emoção. É o sinal de que está a terminar mais uma grande e festiva tarde de convívio, mas, na semana seguinte, todos sabem que serão acolhidos com todo o prazer, boa disposição e alegria! Queres experimentar este momento? Aparece que serás bem recebido!.
Clica no Link: Album fotográfico

5. Danças Tradicionais
Com o objectivo de promover, entre os utentes, a mobilidade física, temos todas as semanas um momento de danças e cantares tradicionais, em que não faltam o vira, o sapateado, o malhão, bem como o Bailinho da Madeira, entre outras.
Além do treino da marcha, da locomoção e da mobilidade, os utentes relembram as modas antigas que fizeram parte das suas vivências.

6. Aula de Instrumentos e Coro
A aula de música e instrumentos é acompanhada por uma professora de música que promove a aprendizagem e o aperfeiçoamento da técnica vocal e instrumental. Os nossos utentes ensaiam todas as semanas música ligeira portuguesa, de onde resultam depois actuações que ocorrerem nas nossas habituais festas, bem como em eventos externos em que por vezes participamos.

7. Jogos de Estimulação Cognitiva
A melhor forma de mantermos a nossa memória e a nossa orientação é podermos exercitá-las diariamente através de exercícios práticos. Com este objetivo procuramos aplicar jogos que permitam o exercício da memória e a estimulação do cérebro, de forma a minimizar ou a retardar os efeitos causados pelas diversas demências.

8. Expressão Plástica
Em ordem a fomentar a criatividade e desenvolver talentos e aptidões, os nossos utentes elaboram trabalhos de expressão plástica como colagem, moldagem, costura, entre outras actividades. Os trabalhos desenvolvidos nesta actividade servem para a decoração dos espaços envolventes, dotando-os de vida e harmonia, sendo muitos deles posteriormente expostos em Eventos que o Centro é convidado a participar.