Centro de Dia

cspq cd18O Centro de Dia é uma das respostas sociais existentes no Centro Social Paroquial de São Miguel de Queijas. Esta Resposta encontra-se em conformidade com o disposto no Guião Técnico dos Centros de Dia, no Decreto-Lei n.º 64/2007 de 14 de Março, alterado e republicado pelo Decreto-Lei n.º 33/2014 de 4 de Março e a Portaria 196-A/2015 de 1 de Julho, Circular n.º 4 de 16 de Dezembro de 2014 e Protocolo de Cooperação de 2014-2015 e seguintes.

O Centro de Dia é uma resposta social, desenvolvida em equipamento, que consiste na prestação de serviços que contribuem para a manutenção das pessoas no seu meio habitual de vida, visando a promoção da sua autonomia e da prevenção de situações de dependência ou o seu agravamento.

Horário de atendimento:
A Assistente Social atende às quintas-feiras. Pode fazer a sua marcação, presencialmente, na Secretaria do Centro Social, ou através do telefone 214 254 100 / 912 464 300.

O Centro de Dia destina-se a:
a) prestar serviços que satisfaçam as necessidades básicas dos utentes;
b) contribuir para a estabilização ou retardamento das consequências nefastas do envelhecimento;
c) prestar apoio psicossocial;
d) fomentar relações interpessoais e intergeracionais;
e) favorecer a permanência da pessoa idosa no seu meio habitual de vida;
f) contribuir para retardar ou evitar a institucionalização;
g) contribuir para a prevenção de situações de dependência, promovendo a autonomia;
h) contribuir para a manutenção da vida social do cidadão idoso.

O Centro de Dia assegura a prestação dos seguintes serviços e atividades aos utentes:
a) almoço e lanche;
b) sopa para o jantar;
c) refeições ao domicílio, em caso de doença;
d) administração da terapêutica durante as horas de permanência no Centro de Dia;
e) atividades de animação sociocultural diárias que estimulem o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social;
f) transporte no acesso ao Centro e regresso a casa;
g) higiene pessoal;
h) tratamento de roupas (só será prestado mediante diagnóstico social que comprove a necessidade deste serviço);
i) sessões de fisioterapia.

Regulamento Interno do Centro de Dia: Clique aqui!