PARÓQUIA S. MIGUEL DE QUEIJAS

igreja1 vitral1 igreja2 Auditorio vitral2 vitral4 igreja3 vitral3 Slide Cspq1 Slide cspq7 Slide igreja4 Slide cspq3 Slide cspq5 Slide pinturas Slide cspq8 Slide vitral5 Slide cspq6 Slide cspq2 Slide cspq4
Pascoa16 catequese Cateq2018

São Miguel Arcanjo, rogai por nós

Mig002A Paróquia de Queijas tem como padroeiro São Miguel Arcanjo. Sabes qual é a origem desse nome e o que isso significa?

Miguel, em hebraico Mi-ka-El, significa “Quem como Deus?”. Na linguagem antiga, o nome designava a vocação e missão da pessoa, Miguel, portanto, é aquele que a todos lembra que ninguém nem nada deve igualar-se a Deus. Quem como Deus?

Quer no Antigo, quer no Novo Testamento, São Miguel foi sempre muito amado e venerado pelo povo de Deus. O Senhor o constituiu guarda e protector do Povo de Israel, como se lê no Profeta Daniel: “Surgirá Miguel, o grande Príncipe, que guardará o teu povo.” (Dan 12, 1)

As intervenções de São Miguel, em favor do Povo de Deus, motivaram da parte da Igreja – desde o princípio – uma veneração muito especial por este Arcanjo que ela sempre considerou e honrou, com um culto especial, como guarda e protector da Igreja.

A nossa devoção a São Miguel leva-nos não só a pedir a sua intercessão mas, também, a imitá-lo à nossa maneira e na nossa medida. Nós, também a título da devoção que lhe temos, somos convidados a ouvir Miguel e a colaborar com ele: ninguém e nada pode ocupar o lugar de Deus, na história e na nossa vida. Quem como Deus?

Com Deus, tudo temos; sem Deus, não temos nada; O pouco com Deus é muito, e o muito sem Deus é nada! – Diz o ditado da sabedoria popular, que é afinal a mensagem de São Miguel.

Respeitemos o lugar de Deus nas nossas vidas e na sociedade. E, quais devotos de São Miguel, colaboremos com o nosso Padroeiro, proclamando sobretudo com as nossas vidas, com o nosso testemunho, que só em Deus o nosso coração e a humanidade, encontrarão descanso e paz.

É esta a maneira de ser sal, luz e fermento, a vocação e missão que nos deu Nosso Senhor, a nossa vocação e missão de baptizados; a razão do nosso ser Igreja, comunidade de São Miguel de Queijas.

São Miguel Arcanjo, rogai por nós!

Pe. Alexandre Santos, scj

 

Cateq 2018

Calendario Cateq

horariomissas



Patriarcado