PARÓQUIA S. MIGUEL DE QUEIJAS

igreja1 vitral1 igreja2 Auditorio vitral2 vitral4 igreja3 vitral3 Slide Cspq1 Slide cspq7 Slide igreja4 Slide cspq3 Slide cspq5 Slide pinturas Slide cspq8 Slide vitral5 Slide cspq6 Slide cspq2 Slide cspq4
Catequese1 AnoMissionario

Patriarca convoca Sínodo diocesano

Dom Manuel10D. Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa, anunciou a convocação de um Sínodo Diocesano para 2016, sublinhando que a preparação do evento "deve começar desde já".
D. Manuel Clemente falava na Sé de Lisboa, durante a missa que assinalou a festa litúrgica de São Vicente, padroeiro da diocese (22-01-2014).

Segundo a página do Patriarcado de Lisboa na internet, a proposta foi feita ao Conselho Presbiteral da diocese, que esteve reunido esta semana no Seminário dos Olivais.

"Na proposta que apresentou, D. Manuel Clemente refere que é programa para os próximos anos a diocese constituir-se em estado permanente de missão", acrescenta a nota oficial.

Este Sínodo acontece também no contexto da celebração dos três séculos sobre a "qualificação patriarcal de Lisboa", que ocorre em novembro de 2016.

Lisboa foi elevada a metrópole eclesiástica em 1393, Lisboa, sendo seu primeiro arcebispo D. João Anes.
Em 1716, o Papa Clemente XI elevou a capela real a basílica patriarcal, ficando a antiga diocese dividida em duas até 1740, ano em que foi reunificada.
Os sínodos diocesanos, como os que decorrem atualmente em Viseu, Portalegre-Castelo Branco e Beja, são assembleias consultivas destinadas a discutir questões importantes das Igrejas particulares.
De acordo com o Código de Direito Canónico, devem ser convocados pelo bispo quando "as circunstâncias o aconselharem", depois de ouvido o Conselho Presbiteral, órgão constituído por representantes dos padres.

 Ecclesia, 22-01-2014

 

Cateq 2018

Calendario Cateq

horariomissas



Patriarcado