Pascoa16 catequese

Patriarca convoca Sínodo diocesano

Dom Manuel10D. Manuel Clemente, Patriarca de Lisboa, anunciou a convocação de um Sínodo Diocesano para 2016, sublinhando que a preparação do evento "deve começar desde já".
D. Manuel Clemente falava na Sé de Lisboa, durante a missa que assinalou a festa litúrgica de São Vicente, padroeiro da diocese (22-01-2014).

Segundo a página do Patriarcado de Lisboa na internet, a proposta foi feita ao Conselho Presbiteral da diocese, que esteve reunido esta semana no Seminário dos Olivais.

"Na proposta que apresentou, D. Manuel Clemente refere que é programa para os próximos anos a diocese constituir-se em estado permanente de missão", acrescenta a nota oficial.

Este Sínodo acontece também no contexto da celebração dos três séculos sobre a "qualificação patriarcal de Lisboa", que ocorre em novembro de 2016.

Lisboa foi elevada a metrópole eclesiástica em 1393, Lisboa, sendo seu primeiro arcebispo D. João Anes.
Em 1716, o Papa Clemente XI elevou a capela real a basílica patriarcal, ficando a antiga diocese dividida em duas até 1740, ano em que foi reunificada.
Os sínodos diocesanos, como os que decorrem atualmente em Viseu, Portalegre-Castelo Branco e Beja, são assembleias consultivas destinadas a discutir questões importantes das Igrejas particulares.
De acordo com o Código de Direito Canónico, devem ser convocados pelo bispo quando "as circunstâncias o aconselharem", depois de ouvido o Conselho Presbiteral, órgão constituído por representantes dos padres.

Ecclesia, 22-01-2014