PARÓQUIA S. MIGUEL DE QUEIJAS

igreja1 vitral1 igreja2 Auditorio vitral2 vitral4 igreja3 vitral3 Slide Cspq1 Slide cspq7 Slide igreja4 Slide cspq3 Slide cspq5 Slide pinturas Slide cspq8 Slide vitral5 Slide cspq6 Slide cspq2 Slide cspq4
Quares0 Quares1 catequese Catequese1

Consagração do mundo ao Coração de Maria

Fat002O Papa Francisco consagrará, no próximo dia 13 de Outubro de 2013, o mundo ao Sagrado Coração de Maria.

A Jornada Mariana – que toda a Igreja está convidada a participar nos dias 12 e 13 de Outubro, por ocasião do Ano da Fé – contará com a presença da principal imagem da Capelinha das Aparições do Santuário de Fátima. A imagem traz na coroa de Nossa Senhora a bala que feriu o Papa João II Paulo no dia 13 de Maio de 1981.

O programa oficial da Jornada foi divulgado hoje por Mons. Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a promoção da Nova Evangelização.

Sábado, dia 12 de Outubro de 2013
Pela manhã: peregrinação ao Túmulo de S. Pedro.
Pela tarde: catequese do Papa Francisco.
14:00 (Hora de Lisboa) – Momento de reflexão e acolhimento dos peregrinos na Praça de São Pedro.
15:00 – Começará a peregrinação da imagem de Nossa Senhora pelos vários sectores da Praça de São Pedro. Os peregrinos levarão lenços brancos para saudar a imagem
16:00 – O Santo Padre Francisco receberá a imagem da Virgem e pronunciará a sua mensagem mariana.
Depois de um momento de oração, a imagem será levada ao santuário do Divino Amor, onde se rezará o Rosário em conexão com diversos santuários no mundo, seguido de uma vigília de oração que se prolongará durante toda a noite.
Nove santuários estarão conectados ao vivo para a oração do Rosário e o início da vigília.
Da Europa: Lourdes na França e Czestochowa na Polónia e Banneux na Bélgica. Da América Latina: Aparecida no Brasil, e Lujan na Argentina. Além de Nazaré em Israel, Nairobi na Kenya, Akita no Japão, Vailankanny na India e Washington (EUA).

Domingo, dia 13 de Outubro de 2013
Pela manhã: a imagem de Nossa Senhora regressa ao Vaticano para peregrinar pela Praça de São Pedro.
08:30 – Santa Missa presidida pelo Santo Padre. No final, o Papa consagrará o mundo a Nossa Senhora e terminará com o Angelus.

Fat001Sobre a consagração do mundo a Nossa Senhora e as conexões com os vários santuários
O director da Universidade "Marianum", em Roma, padre Salvatore Perrella, disse que não é a primeira vez que um Papa consagra o Mundo a Nossa Senhora, ainda que é a primeira vez que um Papa se consagra a Nossa Senhora.

Mons. Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a promoção da Nova Evangelização destaca que interpreta o termo "consagrar" como "confiar". "O Papa – disse o prelado – confiará a Maria (affidamento), fará um acto de colocar sob a proteção" que significa que "em primeiro lugar coloca sob a Sua proteção a Igreja".

O Pe. Carlos Cabecinha, reitor do Santuário de Fátima, disse que "o pedido veio do desejo do Papa de ter em Roma a imagem da Virgem de Fátima, para a Jornada Mariana deste Ano da Fé, uma imagem de Nossa Senhora que fosse expressão, da devoção mariana do Universo católico".

Fat007Dom José Policarpo, então patriarca de Lisboa, já tinha consagrado o pontificado do Papa Francisco no dia 13 de Maio deste ano, a pedido do próprio pontífice. "Consagrar a Nossa Senhora o ministério do Papa significou entregar com confiança a Maria o Papa Francisco para que ela o ajude, o proteja e o guie", disse Pe. Cabecinhas.

A consagração da Rússia e do mundo ao coração de Maria foi realizada várias vezes por Pio XII, mas "foi João Paulo II – disse o Pe. Cabecinhas – que em 1984, diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima, em Roma, consagrou o mundo e a Rússia ao Imaculado Coração de Maria, em união com os bispos de todo o mundo.

Mais tarde a vidente Lúcia confirmou que esse acto de consagração foi realizado em consonância com o pedido de Nossa Senhora. Depois, no ano 2000, o Papa João Paulo II consagrou o novo Milénio da mesma forma.

 

Cateq 2018

Calendario Cateq

horariomissas



Patriarcado