Consagração do mundo ao Coração de Maria
O Papa Francisco consagrará, no próximo dia 13 de Outubro de 2013, o mundo ao Sagrado Coração de Maria.
A Jornada Mariana – que toda a Igreja está convidada a participar nos dias 12 e 13 de Outubro, por ocasião do Ano da Fé – contará com a presença da principal imagem da Capelinha das Aparições do Santuário de Fátima. A imagem traz na coroa de Nossa Senhora a bala que feriu o Papa João II Paulo no dia 13 de Maio de 1981.
O programa oficial da Jornada foi divulgado hoje por Mons. Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a promoção da Nova Evangelização.
Sábado, dia 12 de Outubro de 2013
Pela manhã: peregrinação ao Túmulo de S. Pedro.
Pela tarde: catequese do Papa Francisco.
14:00 (Hora de Lisboa) – Momento de reflexão e acolhimento dos peregrinos na Praça de São Pedro.
15:00 – Começará a peregrinação da imagem de Nossa Senhora pelos vários sectores da Praça de São Pedro. Os peregrinos levarão lenços brancos para saudar a imagem
16:00 – O Santo Padre Francisco receberá a imagem da Virgem e pronunciará a sua mensagem mariana.
Depois de um momento de oração, a imagem será levada ao santuário do Divino Amor, onde se rezará o Rosário em conexão com diversos santuários no mundo, seguido de uma vigília de oração que se prolongará durante toda a noite.
Nove santuários estarão conectados ao vivo para a oração do Rosário e o início da vigília.
Da Europa: Lourdes na França e Czestochowa na Polónia e Banneux na Bélgica. Da América Latina: Aparecida no Brasil, e Lujan na Argentina. Além de Nazaré em Israel, Nairobi na Kenya, Akita no Japão, Vailankanny na India e Washington (EUA).
Domingo, dia 13 de Outubro de 2013
Pela manhã: a imagem de Nossa Senhora regressa ao Vaticano para peregrinar pela Praça de São Pedro.
08:30 – Santa Missa presidida pelo Santo Padre. No final, o Papa consagrará o mundo a Nossa Senhora e terminará com o Angelus.
Sobre a consagração do mundo a Nossa Senhora e as conexões com os vários santuários
O director da Universidade "Marianum", em Roma, padre Salvatore Perrella, disse que não é a primeira vez que um Papa consagra o Mundo a Nossa Senhora, ainda que é a primeira vez que um Papa se consagra a Nossa Senhora.
Mons. Rino Fisichella, presidente do Pontifício Conselho para a promoção da Nova Evangelização destaca que interpreta o termo "consagrar" como "confiar". "O Papa – disse o prelado – confiará a Maria (affidamento), fará um acto de colocar sob a proteção" que significa que "em primeiro lugar coloca sob a Sua proteção a Igreja".
O Pe. Carlos Cabecinha, reitor do Santuário de Fátima, disse que "o pedido veio do desejo do Papa de ter em Roma a imagem da Virgem de Fátima, para a Jornada Mariana deste Ano da Fé, uma imagem de Nossa Senhora que fosse expressão, da devoção mariana do Universo católico".
Dom José Policarpo, então patriarca de Lisboa, já tinha consagrado o pontificado do Papa Francisco no dia 13 de Maio deste ano, a pedido do próprio pontífice. "Consagrar a Nossa Senhora o ministério do Papa significou entregar com confiança a Maria o Papa Francisco para que ela o ajude, o proteja e o guie", disse Pe. Cabecinhas.
A consagração da Rússia e do mundo ao coração de Maria foi realizada várias vezes por Pio XII, mas "foi João Paulo II – disse o Pe. Cabecinhas – que em 1984, diante da imagem de Nossa Senhora de Fátima, em Roma, consagrou o mundo e a Rússia ao Imaculado Coração de Maria, em união com os bispos de todo o mundo.
Mais tarde a vidente Lúcia confirmou que esse acto de consagração foi realizado em consonância com o pedido de Nossa Senhora. Depois, no ano 2000, o Papa João Paulo II consagrou o novo Milénio da mesma forma.